Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Trabalhadores por turnos apresentam maior risco cardíaco, diz estudo


O trabalho por turnos são formas de organização da jornada diária de trabalho em que são realizadas atividades em diferentes horários, ou ainda, em horários constantes, mas incomuns.O turno é resultante das mesmas atividades realizadas em diferentes períodos do dia e da noite.Nas grandes indústrias trabalha-se geralmente em turnos seguidos, e nas empresas apresenta-se na forma de turnos irregulares (pelo fato de acúmulos de trabalhos nos diferentes horários).



Uma recente revisão de estudos, a qual incluiu 34 estudos e mais de 2 milhões de adultos, demonstrou que trabalhadores por turnos apresentam um risco maior de eventos cardiovasculares.A magnitude do aumento do risco foi de 5% para o acidente vascular cerebral isquêmico (derrame cerebral), e 25% nos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e outras complicações coronarianas.O risco persistiu em diferentes turnos de trabalho, com exceção da jornada noturna e constante.

"O risco aumentado de doença vascular em trabalhadores por turnos, independentemente da sua explicação, sugere que estas pessoas devem permanecer atentas sobre a modificação dos fatores de risco, como a hipertensão arterial, anormaliades do colesterol, diabetes, obesidade, sedentarismo e tabagismo", disse um dos autores do estudo, o Dr. Daniel G. Hackam, professor da Western University (Ontário, Canadá).

Fonte: British Medical Journal.

Fonte: http://portaldocoracao.uol.com.br/cardiologia-preventiva/trabalhadores-por-turnos-apresentam-maior-risco-cardiovascular-diz-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla