sábado, 27 de dezembro de 2014

Algoritmo de tratamento para pacientes com DM2 após alta hospitalar



Segunda, 01 Dezembro 2014 
 
 
 Algoritmos efetivos de tratamento são necessários para orientar os pacientes diabéticos que deixam o hospital após tratamentos clínicos ou cirúrgicos. Para avaliar as alternativas terapêuticas disponíveis para o paciente em alta hospitalar, os pesquisadores conduziram um estudo prospectivo, multicêntrico, aberto, para determinar a segurança e a eficácia de um algoritmo de alta hospitalar, com base no nível de A1C no momento da admissão.
 Pacientes com A1C <7 50="" 7="" 9="" a1c="" a="" admiss="" alta="" antidiab="" associado="" com="" da="" daquela="" de="" di="" dose="" durante="" e="" entre="" equivalente="" glargina="" hospitaliza="" insulina="" manterem="" mantiveram="" mesmo="" na="" numa="" o.="" o="" os="" pacientes="" pr="" receberam="" recomenda="" regime="" ria="" terap="" tica="" utica="" utico="" utilizada="">9% receberam alta com agentes antidiabéticos associados à glargina ou a esquemas de basal bolus, em nível equivalente a 80% da dose utilizada durante a hospitalização. O desfecho primário desse estudo foi o nível de A1C 12 semanas após a alta hospitalar.

Os resultados desse estudo estão resumidos a seguir: 36% dos pacientes tiveram alta com prescrição apenas de antidiabéticos orais (ADO); 27% dos pacientes receberam ADO + glargina; 24% dos pacientes receberam basal bolus; 9% dos pacientes receberam glargina em monoterapia; e 4% dos pacientes receberam apenas orientação dietética. A média de A1C na admissão foi de 8,7% e esse nível foi reduzido para 7,3% após 12 semanas de seguimento (p>0,001). A alteração dos níveis de A1C do início do estudo até 12 semanas após a alta foi de -0,1% em pacientes com A1C <7 -0="" -3="" 7="" 9="" a1c="" com="" de="" e="" em="" entre="" pacientes="">9% (p=0,001). A taxa de hipoglicemia (<70 22="" 25="" 30="" 44="" ado="" ados="" apenas="" basal="" bolus="" de="" dl="" e="" em="" foi="" glargina="" mg="" monoterapia.="" nos="" pacientes="" que="" receberam="" span="">
Os autores concluíram que a realização do teste de A1C na admissão é bastante benéfica para orientar a definição do esquema terapêutico no momento da alta em pacientes com DM2, internados por condições clínicas ou cirúrgicas.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.diabetes.org.br/ultimas/algoritmo-de-tratamento-para-pacientes-com-dm2-apos-alta-hospitalar

Referências bibliográficas:
1. Umpierrez GE, Reyes D, Smiley D et al. Hospital Discharge Algorithm Based on Admission HbA1c for the Management of Patients With Type 2 Diabetes. Diabetes Care 2014;37(11):2934-2939. 



Informações do Autor

Dr. Augusto Pimazoni-Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
E-mail: pimazoni@uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla