Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de março de 2015

NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE I

NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE

Uma alimentação correta é fundamental para a saúde. Para o doente que faz Hemodiálise (HD), Diálise Peritoneal ou Transplantado, uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida.
Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento.
A Hemodiálise consiste num tratamento de substituição do rim (rim artificial) que realiza o processo de filtração do sangue, ou seja, remove substâncias tóxicas e os excessos de líquido no sangue.
As principais preocupações para o doente em HD dizem respeito à quantidade de energia, proteína, potássio, fósforo, sódio e água que devem ingerir.
De uma forma geral, para doentes clinicamente estáveis em HD, as recomendações energéticas são as mesmas que o individuo saudável terá que ter para manutenção de peso.
Doentes com idade acima dos 60 anos apresentam um gasto energético mais baixo, mas também é recomendado um aporte calórico mais baixo em doentes nos quais seja benéfico uma perda de peso.

Proteínas

Uma das principais preocupações é evitar que os doentes em HD desnutram, pois muitas vezes estes mantêm a dieta pré-diálise, que consiste numa dieta baixa em proteínas, com o objectivo de preservar o mais possível a função renal.
Quando o doente inicia o tratamento de substituição (HD), a dieta torna-se mais liberal, sendo necessário aumentar a ingestão diária de proteínas para compensar as perdas para o líquido dialisador.
Nestes casos recomenda-se a ingestão diária de 1,2g/Kg/dia de proteínas. Torna-se então necessário, aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas como: carne, peixe, ovos, leite e derivados.

Potássio

O Potássio é um mineral existente em muitos alimentos, e que desempenha funções muito importantes no organismo, como a regulação das contrações musculares, incluindo as contrações cardíacas.
Cada grama de proteína geralmente contém 1 mEq de potássio.
Na Insuficiência Renal Crónica (IRC), os rins reduzem a capacidade de excreção de potássio. A concentração de potássio deve variar entre 3,5 a 5,5 mEq/L. Concentrações elevadas deste mineral (hipercalémia), podem ser perigosas para o doente, podendo provocar diminuição da força muscular bem como problemas cardíacos graves.
Em geral, os especialistas recomendam uma dieta que contenha, pelo menos, 4700 mg de potássio por dia (pessoa normal). No entanto, a maioria das pessoas com doença renal crónica, ou lesão renal aguda deve ingerir menos de 1500-2700 mg de potássio por dia.
Para evitar elevadas concentrações de potássio no sangue, o doente deve conhecer os alimentos com maior teor de potássio, assim como algumas técnicas de redução do teor de potássio nos alimentos.

 



O AUMENTO EXCESSIVO DE PESO ENTRE SESSÕES DE HEMODIÁLISE É MUITO PREJUDICIAL À SAÚDE DO DOENTE.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/portal/nutricao-em-hemodialise/1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla