O desfecho da periodontite, quando agressiva e não tratada, é a perda dos dentes. Após décadas de inflamações crônicas, a perda dos dentes causa uma série de novos riscos à saúde, que incluem declínios cognitivos e demência.
Bei Wu, professora de Saúde Global da Faculdade de Enfermagem Rory Meyers da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, descobriu uma relação dependente da dosagem: quanto mais dentes você perder, maior o seu risco de demência e de declínios cognitivos.
No maior estudo da sua espécie, Wu estudou os dados de saúde de 34 mil pacientes nos Estados Unidos e concluiu que, para cada dente perdido por uma pessoa, existe um aumento de 1,4% do risco de impedimentos cognitivos e 1,1% do risco de demência. Ao todo, os que haviam perdido dentes tinham 48% mais risco de impedimentos cognitivos e 28% mais risco de demência, em comparação com indivíduos que tinham todos os dentes.
A perda de dentes vem sendo negligenciada, em grande parte, como fator de risco para demência. Wu afirma que costuma ser recebida com surpresa quando indica a relação entre ambas.
"A saúde bucal é a peça que faltava", diz Wu. "Estamos tentando fornecer as provas que demonstram que ela deve fazer parte da equação."
Embora a periodontite possa ser uma causa comum de perda dos dentes, pode haver outros responsáveis por esses efeitos além da inflamação. Até o momento, os estudos de Wu sobre a perda dos dentes pesquisaram apenas as correlações e não as causas, mas ela quer investigar o papel da nutrição nessa relação, entre outros fatores.
"A boa saúde dos dentes pode melhorar a ingestão de nutrientes e também a mastigação", explica Wu. "Isso tem o potencial de aumentar o fluxo sanguíneo, o que pode causar impactos sobre as funções cognitivas - mas ainda é apenas uma hipótese."
Garota escova os dentesCrédito,Alamy
Legenda da foto,Sempre que escovamos os dentes, temos a oportunidade de melhorar também nossa saúde sistêmica
A descoberta de relações entre a saúde bucal e esse conjunto de outras condições tem um aspecto muito significativo: é fácil reduzir o risco de contrair periodontite ou tratá-la de forma eficaz, se você já tiver a doença.
"Se escovarmos nossos dentes adequadamente e tivermos boa higiene bucal, podemos evitar o surgimento da periodontite", afirma Wu.
Mas, se a doença realmente surgir, ela pode ser tratada nos estágios iniciais com raspagem e alisamento das raízes, que retira os micróbios da superfície inferior dos dentes, acima e um pouco abaixo da linha da gengiva.
Em caso de periodontite grave, a solução pode incluir o tratamento cirúrgico, "o que significa que você solta o tecido mole da gengiva, limpa as superfícies das raízes e coloca o tecido de volta", segundo Holmstrup.
O problema está mesmo na detecção da doença, devido à sua natureza frequentemente sem sintomas, aliada ao equívoco comum de que você só precisa ir ao dentista se sentir fortes dores de dentes.
Neste caso, a solução novamente é simples: não deixe de se consultar com seu dentista.
FONTE: https://www.facebook.com/groups/2117077458331276/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla