A nutricionista da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Silvia Ramos, criou uma versão especial da queijadinha de milho verde e coco.
As festas juninas costumam trazer uma mesa recheada de delícias típicas, mas quem convive com diabetes precisa escolher com mais atenção o que colocar no prato. Pensando nisso, a nutricionista da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Silvia Ramos, criou uma versão especial da queijadinha de milho verde e coco. A receita tem sabor junino e pode ser adaptada para ficar mais segura para quem precisa controlar a glicemia.
Uma receita junina com sabor
A queijadinha preparada com milho e coco, por exemplo, resgata os sabores tradicionais das festas de São João. Além disso, o preparo utiliza ingredientes simples, o que facilita a execução da receita em casa. A receita rende até 12 unidades e, para quem precisa controlar o consumo de açúcar, é possível substituir esse ingrediente por adoçante dietético em pó. Dessa forma, ao escolher a versão adaptada, cada porção passa a ter apenas 95 calorias e 12 gramas de carboidrato. Portanto, essa alternativa se torna mais leve e, consequentemente, mais fácil de incluir em um planejamento alimentar equilibrado.
ngredientes para 12 unidades
- 1 lata de milho verde cozido no vapor
- 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
- 1 xícara (chá) rasa de açúcar (pode substituir por ½ xícara de adoçante dietético em pó)
- ½ xícara (chá) de leite desnatado
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 2 ovos
- 2 claras
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 4 colheres (sopa) de coco ralado fresco para cobrir
Como preparar a queijadinha
Primeiro, bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do coco ralado fresco. Depois, coloque a mistura em forminhas de papel duplas número 1. Para finalizar, distribua o coco por cima de cada forminha e leve ao forno médio (180 °C) por cerca de 30 minutos, até dourar.
Informações nutricionais
Cada unidade (25g) da versão tradicional com açúcar contém:
- 153 kcal
- 27 g de carboidratos
- 6 g de proteínas
- 3,9 g de gorduras totais
- 0,3 g de fibras
- 122 mg de sódio
- 1,3 g de gorduras saturadas
- 48 mg de colesterol
Já a versão com adoçante tem redução significativa nas calorias e carboidratos. Por porção, são apenas 95 kcal e 12 g de carboidrato.
Dica importante para quem vive com diabetes
A festa junina, pode sim, fazer parte da vida de quem convive com diabetes, desde que exista equilíbrio. Ao optar por receitas adaptadas, como essa queijadinha, é possível participar dos momentos de confraternização com segurança. A escolha por ingredientes com menos gordura, mais fibras e substituições inteligentes, como o uso de adoçantes, pode ajudar, portanto, a manter a glicemia mais estável.
Editor-Chefe e Supervisor de Comunicação - Jovem, antenado e questionador, Marcelo convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos de idade. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é jornalista e está sempre em busca de novos aprendizados. Atua na produção e edição de reportagens, roteiros e conteúdos que unem informação, sensibilidade e relevância. Também supervisiona a comunicação institucional do Um Diabético e contribui ativamente para o diálogo com a comunidade. Sua vivência com o diabetes traz ainda mais autenticidade e empatia para o conteúdo que produz.
FONTE:https://umdiabetico.com.br/2025/06/21/receita-de-queijadinha-e-opcao-para-quem-tem-diabetes-e-quer-curtir-festas-juninas/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla