Powered By Blogger

domingo, 17 de outubro de 2021

19/10 - Outubro Rosa

 Campanha conscientiza mulheres sobre a importância da prevenção


No dia 19 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama. A campanha Outubro Rosa visa chamar a atenção para a importância do cuidado com a saúde e do diagnóstico precoce da doença.

O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A causa tem estimulado, cada vez mais, a mobilização social. Diversos eventos são realizados em todo o país, com o intuito de informar e conscientizar sobre a prevenção do câncer.

As Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos (EMTU), de São Paulo, receberão a equipe da Associação Rosa Mulher, a partir de 3/10, para prestar informações sobre o câncer de mama com distribuição de materiais explicativos, além de demonstrações e orientações para o autoexame em diversos terminais da capital e região metropolitana.

 

História da Campanha

O movimento conhecido com Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar a importância da detecção precoce.

Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Instituto Oncoguia, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global, a cada ano, e causando 522 mil mortes anuais.

No Brasil, mais de 14 mil pessoas morreram de câncer de mama no ano de 2013. A maior incidência ocorreu na região sudeste, com taxa de 64,54 casos para cada 100 mil mulheres. Seguido da região sul 64.3/100 mil, região centro-oeste 37,68/100 mil, região nordeste 30,11/100 mil e região norte com a menor incidência 16,62/100 mil mulheres.

Acredita-se que essa variação se dá devido ao desenvolvimento dos locais. Quanto mais industrialização maior o consumo de alimentação inadequada, excesso de peso e estresse.

 

Faça mamografia!

Em grande parte dos casos, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais pela própria percepção das mulheres sobre os seus corpos. No entanto, a realização periódica da mamografia é imprescindível. O exame é o único capaz de detectar tumores com menos de um centímetro, que não podem ser sentidos com as mãos. Estes, quando são detectados precocemente, têm até 95% de chances de cura.

Em geral, mulheres a partir de 40 anos devem realizar o exame com intervalo de um a dois anos, de acordo com o critério médico. Em caso de haver histórico de câncer de mama na família, é indicado começar a fazer a mamografia aos 35 anos de idade, pois essas estão mais suscetíveis à doença.

 

Fonte: INCA, Sociedade Brasileira de Mastologia e Portal Brasil




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.cremesp.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla