A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com linfoma de Hodgkin.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico do linfoma de Hodgkin. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
A taxa de sobrevida em 5 anos é a porcentagem de pessoas que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico. Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de tumor é de 70%, isso significa que as pessoas que têm esse tipo de tumor têm, em média, 70% de chance de sobrevida, do que as pessoas que não têm a doença pelo menos 5 anos após o diagnóstico.
Mas lembre-se, as taxas de sobrevida relativa em 5 anos são estimativas, seu prognóstico pode variar baseado em uma série de fatores específicos para você.
As taxas de sobrevida estão baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Há várias limitações a serem lembradas:
- Os números abaixo estão entre os mais atualizados. Mas para obter as taxas de sobrevida em 5 anos, se realiza o cálculo para os pacientes que foram tratados pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo atualmente diagnosticados e tratados para linfoma de Hodgkin.
- Essas estimativas estão baseadas no estágio do tumor no momento do diagnóstico, não se aplicam a tumores que recidivaram ou se disseminaram, por exemplo.
- O prognóstico varia de acordo com o estadiamento da doença em geral, as taxas de sobrevida são maiores para pacientes com câncer inicial. Mas, muitos outros fatores também podem afetar o prognóstico do paciente, que é específico para suas circunstâncias
Apenas o médico pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao seu caso.
Os dados abaixo são do Programa SEER do Instituto Nacional de Câncer Americano, com base em pacientes diagnosticados com linfoma de Hodgkin, no período de 1998 a 2001.
Estágio
|
Taxa de Sobrevida em 5 anos
|
I
|
90%
|
II
|
90%
|
III
|
80%
|
IV
|
65%
|
Lembre-se, esses dados são apenas estimativas, não podem prever o que acontecerá com qualquer pessoa individualmente. Converse com seu médico para entender como esses dados podem se aplicar ao seu caso.
Outros Fatores Prognósticos
Além do estadiamento da doença, outros fatores podem influenciar o prognóstico de uma pessoa. Por exemplo, alguns fatores indicam que a doença é mais grave e podem levar o médico a prescrever um tratamento mais intensivo:
- Ter sintomas B ou doença volumosa.
- Ter mais de 45 anos.
- Ser do sexo masculino.
- Contagem aumentada de glóbulos brancos (acima de 15.000).
- Contagem baixa de glóbulos vermelhos (hemoglobina abaixo de 10,5).
- Contagem baixa de linfócitos (abaixo de 600).
- Baixos níveis de albumina (abaixo de 4).
- Aumento de sedimentação de eritrócitos acima de 30 em pacientes com sintomas B ou acima de 50 em pacientes sem sintomas B).
Fonte: American Cancer Society (28/03/2017)
Obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla