- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 11/05/2013 - Data de atualização: 01/05/2017
O tratamento do câncer infantil é determinado com base no tipo e estadiamento da doença. As opções podem incluir quimioterapia, cirurgia, radioterapia e outros tipos de tratamento. Em muitos casos, mais do que um destes tratamentos ou combinações deles são realizados.
Alguns tipos de câncer infantil podem ser tratados com altas doses de quimioterapia seguida de um transplante de medula óssea. Alguns tipos mais recentes de tratamentos, como a terapia alvo e imunoterapia, também se mostraram promissores no tratamento de alguns tipos de cânceres infantis.
Apesar de existirem exceções, os cânceres infantis geralmente respondem bem à quimioterapia, uma vez que a maioria das formas de quimioterapia afeta as células que estão em desenvolvimento. O organismo das crianças geralmente se recupera mais rapidamente de altas doses de quimioterapia do que o dos adultos. O uso de tratamentos mais intensivos permite aos médicos uma melhor oportunidade de tratar a doença de forma eficaz, mas também pode levar a mais efeitos colaterais de curto e longo prazo. Os médicos fazem o possível para equilibrar a necessidade do tratamento intensivo com a redução, tanto quanto possível, dos efeitos colaterais.
Equipe Multidisciplinar
As crianças com câncer e seus familiares têm necessidades especiais que podem ser mais bem atendidas em centros especializados em crianças com câncer. O tratamento do câncer infantil envolve uma equipe multidisciplinar que deve incluir oncologistas pediátricos, cirurgiões pediátricos, radioterapeutas, enfermeiros pediátricos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, e fisioterapeutas.
Recebendo o Tratamento
O tratamento de crianças é diferente do tratamento de pacientes adultos. O ideal é que a criança possa ser tratada em centros onde outras crianças também estejam recebendo tratamento. Existem centros especializados para o tratamento de crianças e, em sua maioria, grandes centros de atendimento de pacientes com câncer possuem atendimento específico para crianças.
Durante o tratamento é importante que a família participe ativamente junto a criança, dando segurança e confiança.
Fonte: American Cancer Society (22/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e-cancer-infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla