QUANDO A FÍSTULA NÃO É POSSÍVEL
O braço é o local mais comum para a confecção da fístula. Quando este local não pode ser usado, as veias da virilha ou da perna podem ser uma alternativa. O catéter de duplo lúmen permite a retirada e a devolução do sangue, sendo utilizado quando há necessidade de se iniciar o tratamento de hemodiálise mas não houve tempo para a realização da fístula, se ela não amadureceu o suficiente ou ainda se existe algum problema com a fístulaé que esta precisa de pelo menos um mês para se tornar apta a punção pelas grossas agulhas da hemodiálise.Nem todos os pacientes podem esperar por este intervalo para começar a dialisar. Neste caso lança-se mão do cateter de hemodiálise. Este cateter é introduzido geralmente na veia jugular interna, localizada no pescoço, e prolonga-se até a veia cava, que fica na entrada do coração. è um procedimento de 30 minutos e o paciente pode seguir imediatamente para hemodiálise.
ACESSO TEMPORÁRIO – CATETER
O acesso temporário é utilizado em situações emergenciais ou durante o período de maturação da fístula artério-venosa.O acesso temporário pode ser instalado nas veias de grande calibre. O local onde o cateter foi instalado deve ser manter sempre limpo e seco. Somente a equipe de enfermagem pode fazer os curativos do cateter. O local do cateter se for molhado pode causar uma grande infecção. Portanto, se o curativo molhar o paciente deve procurar o serviço de hemodiálise imediatamente.
Por isso, é absolutamente imprescindível que cada paciente siga as instruções de seu médico.

textos:
Marcia Regina V. Fermi
Coordenadora de Enfermagem do Grupo Nefrocare – COREN 34.500
Marcia Regina V. Fermi
Coordenadora de Enfermagem do Grupo Nefrocare – COREN 34.500
www.mdsade.com/postado por Dr. Pedro Pinheiro
fotos:
www. mdsaude.com
abs,
postado por Carla
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha avó tem diabetes e possui 72 anos. Já fez vários exames superficiais em relação ao coração e nunca deu nada. Nesses últimos meses vem se queixando de pontadas no peito e dor nas costas. Quando foi ao médico, ele recomendou o cateterismo para saber se há ou nao algo no coração. Ela corre algum risco? Estou muito preocupado. Obrigado. Obs: meu nome é Thiago e ficaria bem feliz em ouvir sua resposta.
ResponderExcluir