Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA

Saiba o que significa uma urina espumosa.

Urina espumosa - proteinúria

Nas minhas revisões sobre quais os termos de procura do Google que mais trazem pessoas ao meu blog, descobri que a proteinúria (presença de proteína na urina) era uma palavra que aparecia com certa frequência, apesar de não haver nenhum texto especifico sobre o assunto.

Provavelmente são pessoas que apresentam esse diagnóstico e não recebem a devida explicação do significado do quadro.

Então, vamos falar de proteinúria, microalbuminuria e sindrome nefrótica.

Uma das funções básicas dos rins é excretar na urina as substâncias em excesso, tóxicas ou que não tenham função. Obviamente, as proteínas não se enquadram nesta definição, e portanto, não devem ser excretadas na urina. Na verdade, pequenas quantidades podem sair, algo em torno de 150mg por dia, que é considerado o valor limite da normalidade. A principal proteína circulante no sangue é a albumina e seus valores na urina não devem ultrapassar 30mg/dia.

Portanto, uma urina normal não pode ter mais de 150mg de proteínas, sendo que dessas, no máximo 30mg podem ser de albumina. As outras 120mg de proteínas são basicamente imunoglobulinas (anticorpos) e aminoácidos. A presença de valores acima destes normalmente indica mal funcionamento do rim.

Então vamos as definições:
Proteinúria - Excreção urinária de proteínas (todas somadas) > 150 mg por dia.
Microalbuminúria - Excreção urinária de albumina entre 30 e 300 mg em 24h.

Um paciente pode ter microalbuminúria com ou sem proteinúria associada (120mg de proteínas e 60mg de albumina excretadas, por exemplo). Em geral, proteinúrias maiores que 300mg/dia são basicamente por albuminúria.

Todos os resultados anormais devem ser repetidos para confirmação, uma vez que proteinúrias isoladas podem ocorrer. Para ser considerada patológica, a proteinúria (e albuminuria) deve ser persistente.

A microalbuminúria não causa sintomas e é o primeiro sinal de doença renal em pacientes diabéticos. A sua presença é um sinal de lesão renal precoce e indica maior risco de desenvolver insuficiência renal crônica. TODO DIABÉTICO DEVE REALIZAR PESQUISA ROTINEIRA DE PROTEINÚRIA E MICROALBUMINÚRIA.

Proteinúrias abaixo de 300 mg/dia costumam ser assintomáticas. A partir desse valor podemos encontrar uma urina com excesso de espuma. Quanto maior for a proteinúria, mais sintomática esta será. A partir de 3000 mg por dia, ocorre a síndrome nefrótica.

A síndrome nefrótica se caracteriza por uma urina muito espumosa, associado a inchaços (edemas) generalizados, baixos níveis de albumina no sangue e colesterol elevado. Os edemas ocorrem principalmente em pernas, face e abdomen, chamado de ascite (leia: O QUE É UMA ASCITE?). Todo doente com edema generalizado deve ser investigado para proteinúria e doença renal. (leia: INCHAÇOS E EDEMAS )

A síndrome ocorre por lesão do glomérulo que é um conjunto de capilares e células responsáveis pela filtração do sangue.

Abaixo, listo algumas doenças que podem causar lesão glomerular, proteinúria e síndrome nefrótica.

Causas de proteinúria:

- Diabetes (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS )
- Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO ( LES ))
- Doenças primárias do glomérulo (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ?)
- Hepatite (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES )
- Sífilis (leia: SINTOMAS DA SÍFILIS)
- SIDA (AIDS) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA) )
- Reação a antiinflamatórios (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTIINFLAMATÓRIOS)
- Câncer (leia: CÂNCER (CANCRO) - SINTOMAS E DEFINIÇÕES )
- Eclâmpsia (leia: ECLÂMPSIA E PRÉ-ECLÂMPSIA)
- Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA)

Antigamente usava-se a coleta de urina de 24h para o diagnóstico da proteinúria. É um exame chato de ser feito e apresenta muitos erros de coleta. Hoje já se consegue avaliar a quantidade de proteínas em uma amostra simples de urina. Uma vez confirmada a proteinúria, se a causa não for óbvia, como em um paciente com diabetes de muitos anos, é muitas vezes necessário a realização de biópsia renal para se identificar a etiologia (leia: ENTENDA A BIÓPSIA RENAL )

A proteinúria é tratada de 3 maneiras:
- Controle rigoroso da pressão arterial
- Medicamentos que reduzem a perda de proteínas (inibidores da ECA, exemplo: enalapril; e antagonistas dos receptores da angiotensina 2, exemplo: Losartan)
- Tratamento da doença de base.

ATENÇÃO: Toda urina causa alguma espumação pelo turbilionamento da água do vaso com o jato urinário. Alguns produtos químicos para limpeza podem produzir uma espuma maior. A proteinúria leva a uma espumação muito exuberante e que demora a desaparecer. Normalmente o paciente nota uma mudança do padrão na espuma habitual. Na dúvida deve-se fazer o exame de urina.
...................................................................
Leia também:
- INCHAÇOS E EDEMAS
- O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ?
- CÂNCER (CANCRO) - SINTOMAS E DEFINIÇÕES
- OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA
- ENTENDA SEU EXAME DE URINA
- REMÉDIOS QUE PODEM FAZER MAL AOS RINS
- PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?
- URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA
...................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla