
Além de auxiliarem na melhora da imunidade, esses dois alimentos possuem propriedades que podem influenciar no não desenvolvimento e no tratamento da doença
Por Natália Mancini
Além de terem um sabor e cheiro inconfundíveis, a cebola e o alho podem ser muito benéficos para a saúde. Suas propriedades causam melhora na imunidade e, juntamente com uma dieta adequada, são capazes de evitar um câncer e também ajudar no tratamento oncológico.
Primeiramente, a nutricionista Isabelle Novelli, especialista em Oncologia e membro do Comitê de Nutrição da Abrale, ressalta que “nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra o câncer. É necessário ter uma alimentação variada para que os alimentos trabalhem em sinergia a fim de terem essa característica anticâncer”.
De acordo com Isabelle, os compostos bioativos do alho e da cebola são os principais responsáveis pela sua capacidade anticâncer. Compostos bioativos são estruturas químicas presentes em alguns alimentos que atingem o organismo e o estimulam. Esses compostos estão associados a uma mudança no comportamento biológico do tumor no microambiente tumoral, que é conjunto de células e moléculas que são recrutadas/liberadas pelas células tumorais.
“O mecanismo mais relacionado com o efeito anticâncer é a capacidade desses alimentos de neutralizarem compostos carcinogênicos, como as aminas heterocíclicas. Além disso, auxiliarem no processo detox de outras moléculas pró-cancerígenas”, explica a nutricionista.
Em uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, na Itália, foi observado que os principais cânceres envolvidos são os de laringe, ovário, rins e mama. Isabelle conta que certos tipos de câncer são mais afetados porque cada tecido responde de uma maneira aos compostos consumidos pela alimentação. Ou seja, o tecido da laringe pode reagir mais que o do pulmão, por exemplo. O mesmo vale para os subtipos do câncer, já que um mesmo tumor tem muitas variações celulares e cada uma responde de uma forma.
Apesar de ter sido observada essa melhora, Isabelle afirma que também foi notado que “o aumento no consumo de alho e cebola não é garantia de proteção para todos”.
Quais os benefícios da cebola?
Esse é um dos alimentos mais ricos em flavonoides, composto químico relacionado à prevenção do câncer e doenças cardíacas.
“Os efeitos da cebola na saúde humana encontrados na literatura são ligados com a sua capacidade antioxidante, anticâncer e hipoglicemiante. Esses efeitos estão relacionados com os compostos bioativos presentes nesse alimento”, explica a nutricionista.
Quais os benefícios do alho?
Esse alimento tem a propriedade de:
-Diminuir o colesterol sérico
-Antibactericida
-Antiparasítico
-Melhora o sistema imune, já que diminui a quantidade de citocinas pró-inflamatórias e aumento nas citocinas anti-inflamatórias
-Melhora o metabolismo de gordura
-Cardioprotetor (protege o coração)
-Antioxidante
Cebola e alho durante o câncer
Tanto os benefícios do alho quanto os da cebola fazem com que eles sejam alimentos que devem ser mantidos na rotina de quem está enfrentando um câncer. “Mesmo após o diagnóstico de câncer é recomendado manter um consumo regular de cebola e alho. Isso também acontece por causa dos compostos bioativos presentes nesses alimentos”, diz Isabelle.
Entretanto, é preciso ficar atento à forma que esses alimentos são consumidos. O alimento in natura, ou seja, o alho e a cebola em si não apresentam nenhum tipo de contraindicação. Entretanto, seu uso por meio de cápsulas de alho ou extratos não devem ser utilizados sem orientação médica. Isso porque, o formato em “medicamento” aumenta expressivamente a concentração dos bioativos, podendo interferir no tratamento oncológico.
Como deve ser feito o consumo do alho e da cebola?
Isabelle fala que a quantidade recomendada para consumir esses alimentos varia de pessoa para pessoa. “É preciso levar em consideração os outros nutrientes e compostos bioativos que são ingeridos. Entretanto, de forma geral, é desejável que eles sejam utilizados diariamente, preferencialmente, crus”.
Outra opção muito utilizada na culinária brasileira é por meio do refogado com os alimentos frescos e cortados na hora. Dessa forma, além dos benefícios do alho e da cebola, adiciona-se os do azeite, uma gordura com ácidos graxos saudáveis. Essa é uma ótima combinação! Só é preciso ficar atento às altas temperaturas, pois elas podem causar uma diminuição na quantidade dos compostos bioativos.
“Essa perda é diretamente relacionada com o tempo que esses compostos são aquecidos, então quanto menor o tempo de aquecimento maior a quantidade de compostos bioativos”, orienta a especialista.
Dica: Ao preparar o refogado, coloque a cebola antes do alho porque ela demora mais para ficar pronta! Depois que a cebola começar a ficar transparente e dourar, é o momento de adicionar o alho. Dessa forma, os dois ficarão no ponto certo ao mesmo tempo e não perdem tanto suas propriedades.
Os chás com cebola e alho também podem ser uma boa escolha se utilizados em quantidade e periodicidade adequadas. “O uso diário e não orientado de chás e infusões (especialmente em grande quantidade) pode atrapalhar o tratamento. Por isso é necessário que haja uma conduta específica para cada caso”, explica Isabelle.
Juntamente ao alho e à cebola, podem ser adicionados mel e limão que também têm influência na imunidade do corpo.
Alimentos “da família” do alho e da cebola, como o alho-poro e a cebolinha, também apresentam os mesmos benefícios. “Esses alimentos também apresentam propriedades anticâncer importantes, pois apresentam uma quantidade significativa de compostos bioativos”, finaliza Isabelle Novelli.
Receitas:
Chá de cebola, alho e limão:
Ingredientes:
- 1 cebola média;
- Suco de 1 limão;
- 2 dentes de alho;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Descasque e lave bem a cebola e corte em duas partes. Descasque o alho e esprema o suco do limão. Leve todos os ingredientes para o fogo. Deixe por 10 minutos em fogo baixo, coe e beba em seguida.
Chá de cebola, alho e mel:
Ingredientes:
- 1 ½ cebola
- 01 cabeça de alho
- 150ml de mel
Modo de preparo:
Descasque e lave bem a cebola e o alho e corte. Em seguida coloque aos poucos no liquidificador. Quando a mistura estiver bem homogênea, o chá estará pronto. Beba em seguida.
Tempero de alho e cebola:
Ingredientes:
- 1 unidade de cebola grande
- 15 dentes de alho
- 1/5 xícara de chá de azeite – use aos poucos até dar ponto
- Sal e cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
Descasque, lave bem e corte a cebola e o alho. Em um processador de alimento ou liquidificador, coloque a cebola e um pouco de azeite. Bata até virar uma pasta homogênea. Em seguida, adicione metade dos dentes de alho, bata mais um pouco e depois bata o restante do alho, junto com o cheiro verde (opcional) e o sal.
O recomendado é que essa mistura seja consumida inteiramente na hora devido ao frescor dos ingredientes. Entretanto, caso sobre, guarde em um pote hermético na geladeira por, no máximo, duas semanas.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.abrale.org.br/revista-online/cebola-e-alho-apresentam-efeito-contra-o-cancer/