
Você sabia que as pessoas com diabetes que usam insulina correm o risco de reações adversas quando tomam injeções nos mesmos locais ao longo do tempo? Um novo produto visa facilitar a rotação dos locais de injeção de insulina e evitar complicações.
A ROTAÇÃO DO LOCAL DE INJEÇÃO DE INSULINA É IMPORTANTE
Quando os pacientes injetam repetidamente no mesmo local, pode ocorrer lipohipertrofia, o crescimento anormal do tecido adiposo. Isto pode dificultar a absorção eficaz de insulina e levar a inconsistências frequentes na dosagem de insulina. Freqüentemente, isso pode resultar em leituras imprevisíveis de açúcar no sangue e pode contribuir para o controle deficiente do diabetes.
A melhor maneira de evitar essas complicações é evitá-las em primeiro lugar, e a rotação consistente do local é a melhor maneira de fazer isso. No entanto, parece que uma grande porcentagem de pacientes luta com isso.
Um recente estudo internacional de pesquisa com mais de 13.000 indivíduos revelou que aproximadamente 30% dos pacientes que usam insulina relatam ter lipohipertrofia. Outro estudo examinou mais de 400 pacientes e relatou uma prevalência muito maior (quase 65%). Os autores deste estudo também observaram que,
“Havia uma forte relação entre a presença de LH [lipohipertrofia] e a não rotação dos locais, com a técnica de rotação correta tendo o maior valor protetor contra o LH. Dos pacientes que giraram corretamente os locais, apenas 5% apresentavam LH, enquanto que, dos pacientes com LH, 98% não giravam ou giravam incorretamente. Além disso, 39,1% dos pacientes com LH apresentaram hipoglicemia inexplicável e 49,1% apresentaram variabilidade glicêmica em comparação com apenas 5,9% e 6,5%, respectivamente, naqueles sem LH”.
Então, por que a prevalência de lipohipertrofia é tão alta quando a solução preventiva é aparentemente tão simples e o que pode ser feito para melhorar esse problema comum?
UMA SOLUÇÃO SIMPLES PARA MELHORAR A ROTAÇÃO DO LOCAL?
Amir Farzam e Martin LaFontaine, da Montmed, são apaixonados por melhorar esses resultados. Eles acreditam que provavelmente não haja rotação adequada do site devido a:
- Não há educação suficiente sobre a rotação do local ao iniciar o tratamento
- Sobrecarga de novas informações apresentadas aos pacientes no diagnóstico e / ou início da terapia com insulina
Para superar esses problemas, eles desenvolveram o que acreditam ser uma solução muito simples e eficaz para ajudar a melhorar a rotação do local de injeção de insulina entre pacientes no mundo real.
O QUE É O SITESMART?
O produto da Montmed, SiteSmart, baseia-se no produto existente e amplamente utilizado, nas agulhas de caneta de insulina e implementa um sistema de código de quatro cores para ajudar os usuários a associar uma cor específica a um local de injeção específico.
Uma caixa de agulhas de caneta SiteSmart contém quantidades iguais de agulhas de cores diferentes: verde, roxo, azul e amarelo. Um diagrama das localizações ideais do local da injeção aparece na lateral da caixa e pequenos adesivos coloridos são incluídos para incentivar os usuários a criar seu próprio plano de rotação da injeção.


ESTUDOS MOSTRAM MELHORIAS POSITIVAS NA ROTAÇÃO DO LOCAL
Recentemente, a empresa realizou um estudo para avaliar a eficácia do produto. Mais de 200 pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 participaram do estudo. Curiosamente, os resultados do estudo revelaram melhorias significativas na rotação geral do local de injeção entre os usuários do SiteSmart em comparação com o grupo controle (“um aumento de 134,7% na probabilidade de melhorar a rotação do local em relação à agulha convencional”). Isso incluiu o uso de mais locais no total, o uso de novos locais, bem como o uso de áreas maiores para injeção.
Lori Berard, RN, CDE, Presidente do Fórum de Técnicas de Injeção do Canadá e principal investigador do estudo, disse o seguinte sobre os resultados em recente comunicado de imprensa:
“Esses dados são muito empolgantes, pois demonstram que uma intervenção simples, porém inovadora, como o SiteSmart, pode ajudar os usuários de insulina a aprender e aderir facilmente a um regime saudável de rotação no local da injeção, que deve, por sua vez, reduzir o risco de lipo-hipertrofia e o impacto associado. no controle da glicose e no uso de insulina. Acredito que essa é uma intervenção de fácil implementação que não agrega nenhum custo ao sistema de saúde e que tem o potencial de gerar importantes resultados clínicos e de assistência à saúde. ”
O CEO e Presidente da Montmed, Amir Farzam, adicionou,
“Esses dados confirmam nossa crença de que o SiteSmart tem o potencial de transformar a utilidade de uma agulha de caneta de insulina de um simples dispositivo de administração em uma ferramenta clinicamente valiosa”.
QUAL É O PRÓXIMO?
Atualmente, o SiteSmart é um produto com patente pendente que já foi aprovado para uso no Canadá, mas ainda não recebeu a aprovação do FDA nos EUA. A Montmed espera patentear o produto e obtê-lo através do processo de aprovação do FDA para eventual distribuição nos EUA. No momento, eles estão explorando oportunidades de colaboração com fabricantes existentes para ajudar a disponibilizar seu produto para o maior número possível de pacientes.
CONCLUSÕES
Melhorar a rotação do local de injeção de insulina pode ajudar a prevenir a complicação comum da lipo-hipertrofia e potencialmente apoiar um melhor controle glicêmico devido à absorção de insulina mais consistente e previsível em tecidos saudáveis. O SiteSmart da Montmed visa melhorar os hábitos ideais de rotação do local para pacientes com diabetes, ajudando a instilar associações baseadas em cores entre agulhas de caneta e locais de injeção, que esperamos transformar em hábitos duradouros que melhoram as práticas de injeção.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla