Para procurar o médico correto de acordo com os sintomas ou de um diagnóstico já relatado por um clínico geral, é necessário conhecer as especialidades.
São elas:
Cardiologista – médico responsável por cuidar de problemas relacionados ao coração. Além disso, trata de problemas como a pressão arterial.
Angiologista – trata do sistema circulatório. Em outras palavras, da forma como o sangue circula no seu corpo. Pode tratar inchaços nas pernas e braços, por exemplo, e problemas com veias, artérias e vasos linfáticos. Ele é quem trata de varizes, por exemplo.
Endocrinologista – especialista nas glândulas do nosso corpo e produção de hormônios. É um dos médicos procurados quando há um problema na tireoide, por exemplo. No caso de crianças podem diagnosticar doenças no desenvolvimento errôneo.
Hematologista – trata especificamente do sangue e sua qualidade. É responsável por cuidar da anemia, por exemplo, ou problemas de coagulação.
Pneumologista – uma das especialidades médicas mais procuradas para cuidar dos pulmões e de todo o funcionamento do sistema respiratório. Ele trata de doenças como a asma, rinite e enfisema pulmonar, por exemplo. E também, faz tratamentos contra o tabagismo.
Proctologista – responsável por tratar doenças no ânus, cólon e reto. Ele pode diagnosticar e tratar câncer no reto. Este tipo de médico deve ser procurado com problemas no intestino ou dores ao evacuar, por exemplo.
Reumatologista – especialista em doenças inflamatórias como lúpus, artrite e artrose.
Dermatologista – uma das especialidades médicas que pode cuidar de doenças na pele, indo de pequenas inflamações a algo mais grave. Alergias constantes, manchas na pele e trato de doenças crônicas na parte externa do corpo são com ele também.
Mastologista – médico com foco no estudo e trato das glândulas mamárias. Ele seria, portanto, um dos responsáveis por identificar e acompanhar o tratamento de um câncer de mama, por exemplo.
Neurologista – estuda o nosso sistema nervoso central e periférico. Em outras palavras, os nossos neurônios. Pode ser procurado quando a cefaleia (dor de cabeça) se torna crônica, por exemplo.
Oncologista – o médico dedicado a tratar o câncer. Ele fará o acompanhamento para remoção e tratamentos de quimio e radioterapia.
Há ainda, especialidades as quais confundem pacientes mas não são da formação de medicina. O fisioterapeuta, dentista, psicólogo e fonoaudiólogo, por exemplo, são da área de saúde mas não são médicos.
Você conhece alguém com Alzheimer precisando de ajuda? Indique nosso grupo online : 1 Sujeito chamado Alzheimer
FONTE:https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla