Powered By Blogger

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Anvisa proíbe venda de smartwatch para controle de diabetes no Brasil

 

 

 A decisão inclui a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto fabricado. Foto: Reprodução/GlicoWatch - Redes Sociais

 

 A Anvisa reforça que nenhum smartwatch disponível atualmente possui eficácia comprovada para medição de glicose no sangue ou controle do diabetes.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta semana, a proibição do Glicowatch, relógio inteligente para controle do diabetes e da pressão arterial. A decisão inclui a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda.

A medida foi tomada após a constatação da venda do dispositivo em plataformas de comércio eletrônico. A Anvisa reforça que nenhum smartwatch disponível atualmente possui eficácia comprovada para medição de glicose no sangue ou controle do diabetes. Por esse motivo, não existe registro válido desses equipamentos no Brasil para essa finalidade.

 

 

Por que o uso do smartwatch para diabetes preocupa?

Ainda de acordo com a Anvisa, esses relógios inteligentes não passaram por estudos clínicos ou investigações científicas capazes de atestar sua precisão no monitoramento da glicose. Por isso, mesmo prometendo medir os níveis de açúcar no sangue, os resultados obtidos podem ser incorretos ou enganosos.

Esse cenário representa um risco significativo para pessoas com diabetes, que dependem de medições exatas para ajustar insulina, medicamentos e alimentação. Um resultado errado pode levar a decisões perigosas, como deixar de corrigir uma hipoglicemia ou não tratar uma hiperglicemia.

 

 LINK: https://youtu.be/L8qm-tvGrVo

 


O que diz a legislação sobre dispositivos para controle da glicose?

No Brasil, qualquer equipamento destinado à medição de glicose deve passar por rigorosa avaliação técnica antes de receber registro da Anvisa. Essa aprovação exige que o fabricante comprove, por meio de estudos e testes, que o produto é seguro e fornece dados confiáveis.

Atualmente, os únicos dispositivos autorizados para monitoramento contínuo ou capilar da glicemia são aqueles que utilizam métodos validados, como sensores intersticiais registrados ou glicosímetros de ponta de dedo aprovados.

 

O que fazer para medir a glicose com segurança?

Para manter o controle adequado do diabetes, a recomendação oficial é usar apenas equipamentos registrados na Anvisa. Pessoas interessadas em novas tecnologias devem sempre verificar se a Anvisa registrou o produto e se pesquisas clínicas reconhecidas comprovaram os resultados apresentados.

Além disso, é essencial realizar o monitoramento seguindo as orientações do médico ou do profissional de saúde responsável pelo tratamento. Assim, é possível evitar riscos e garantir que as decisões sobre insulina, alimentação ou ajustes de rotina sejam feitas com base em dados confiáveis.

 

Editor-Chefe e Supervisor de Comunicação - Jovem, antenado e questionador, Marcelo convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos de idade. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é jornalista e está sempre em busca de novos aprendizados. Atua na produção e edição de reportagens, roteiros e conteúdos que unem informação, sensibilidade e relevância. Também supervisiona a comunicação institucional do Um Diabético e contribui ativamente para o diálogo com a comunidade. Sua vivência com o diabetes traz ainda mais autenticidade e empatia para o conteúdo que produz.

 

FONTE: https://umdiabetico.com.br/2025

 




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla