Um cacho de uva roxa com cerca de 130 unidades contém em média 23 gramas de carboidratos, enquanto um cacho de uva verde com cerca de 50 unidades contém 39 gramas.
A uva é uma fruta deliciosa e nutritiva, rica em vitaminas, potássio e outros minerais. Ela traz diversos benefícios para a saúde, como prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Mas qual tipo de uva é a melhor para quem tem diabetes?
Uva e diabetes: o que fazer?
Segundo a nutricionista Carol Netto, a uva roxa é a opção mais recomendada para quem tem diabetes. Isso porque ela possui menos carboidratos do que a uva verde. Um cacho de uva roxa com cerca de 130 unidades contém em média 23 gramas de carboidratos, enquanto um cacho de uva verde com cerca de 50 unidades contém 39 gramas.
É importante lembrar que, mesmo a uva roxa tendo menos impacto na glicemia, o consumo deve ser moderado. O índice glicêmico da uva é alto, o que significa que ela provoca um aumento rápido do açúcar no sangue.
Para quem usam insulina, a recomendação é aplicá-la 15 a 20 minutos antes de consumir a uva para ajudar a controlar a glicemia.
Pessoas sem diabetes também devem ter cuidado com o consumo excessivo de uva, pois mesmo que o corpo consiga controlar o pico de glicemia, o exagero pode trazer outros problemas de saúde.
LINK:https://youtu.be/Wz2UHwpwMMA
Suco de uva
Evite o consumo de suco de uva, pois ele possui uma quantidade muito maior de carboidratos do que a fruta fresca. O processo de fazer o suco concentra os açúcares da fruta e aumenta a velocidade de absorção pelo organismo, o que pode levar a picos ainda mais altos de glicemia.
Em casos de hipoglicemia, a pessoa pode usar o suco de uva integral para elevar rapidamente o nível de açúcar no sangue. No entanto, é importante consultar um médico ou nutricionista para obter orientação individualizada.
Pessoas com diabetes podem consumir uva roxa com moderação, controlando as porções e monitorando a glicemia. Já o suco de uva, por ter alto índice glicêmico, aumenta rapidamente o açúcar no sangue e, por isso, deve ser evitado.
Editor-Chefe e Supervisor de Comunicação - Jovem, antenado e questionador, Marcelo convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos de idade. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é jornalista e está sempre em busca de novos aprendizados. Atua na produção e edição de reportagens, roteiros e conteúdos que unem informação, sensibilidade e relevância. Também supervisiona a comunicação institucional do Um Diabético e contribui ativamente para o diálogo com a comunidade. Sua vivência com o diabetes traz ainda mais autenticidade e empatia para o conteúdo que produz.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla