Diabetes e os olhos
Não importa o tipo de diabetes: o risco de acometimento da visão é extremamente preocupante!
O diabetes é a principal causa de lesões da retina (parte posterior do olho, onde a luz é focalizada e processada para que as imagens sejam enviadas para o cérebro) e, por conseqüência, uma das principais causas de cegueira em jovens adultos. É a chamada retinopatia* diabética.
O excesso de glicose no sangue ataca os pequenos vasos sanguíneos que chegam até os olhos, principalmente à retina. Uma vez que esses vasos sejam destruídos, a retina não terá mais energia para funcionar e a cegueira poderá ocorrer rapidamente. Por isso, é fundamental fazer o diagnóstico precoce de qualquer alteração.
Se você tem diabetes procure um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Hoje em dia há tratamentos à base de raio laser capazes de ajudar na prevenção da cegueira em pessoas com maior risco.
* Retinopatia
A retinopatia é o termo médico utilizado para descrever as lesões dos pequenos vasos da retina que levam a problemas da visão. A retinopatia é freqüentemente classificada em duas formas. A retinopatia de base refere-se à condição em que os vasos da retina ficam ingurgitados e/ou apresentam extravasamento, resultando em visão borrada. A retinopatia proliferativa refere-se à condição em que novos vasos são formados na retina com crescimento para outras áreas dos olhos. Estes novos vasos podem sangrar e levar ao descolamento da retina, resultando em cegueira. O tratamento é a fotocoagulação com laser dos vasos da retina.
Fonte: extraído site: www.diabetesnoscuidamos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla