Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Receitas Diet


Para 2012 a seção “Desfrute com saúde” trouxe novidades! Além de fornecer a cada mês 02 receitas Saborosas e Saudáveis, ela também contará com informações sobre as propriedades funcionais dos alimentos.  A cada dia novas descobertas estão sendo feitas a fim de melhorar o estado de saúde das pessoas por meio da alimentação. Uma dieta considerada saudável hoje vai além de sua qualidade nutricional estrita - as propriedades fisiológicas dos alimentos também devem ser consideradas. Com os conceitos de obesidade, sensibilidade á insulina, estresse oxidativo e inflamação cada vez mais comprovados na relação com diabetes, os alimentos funcionais dentro de uma alimentação balanceada podem ter um impacto em sua prevenção e tratamento.
As receitas continuam sendo classificadas de acordo com o conteúdo de gordura, colesterol, sódio, fibras e com informações dos alimentos quanto ao seu potencial benéfico à saúde. Contudo se faz necessário consultar a equivalência dos alimentos que devem ser retirados da alimentação do dia-a-dia para que seja consumida a porção da receita sugerida. Para essa equivalência foi priorizado o conteúdo de carboidratos e/ou calorias da porção.

Dessa forma espera-se qualificar e fortificar o conceito da alimentação saudável balanceada baseada no consumo harmônico de nutrientes contidos na diversidade de alimentos existentes na natureza.  Compreendendo que alimentar o corpo é muito mais que saciar a fome e o prazer: Desfrute com Saúde!


Receitas:
Pastel de batata doce e abacaxi
Revista Sabor e Vida Diabéticos
Ingredientes
Massa
1 ovo
4 colheres de sopa de margarina cremosa sem sal
1 xícara de chá de batata doce cozida e amassada
1 colher de sopa de fermento em pó
¼ de xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
2 x´caras de chá de farinha de trigo
Recheio
1 abacaxi médio
½ xícara de chá de adoçante em pó, próprio para forno e fogão
1 colher de chá de amido de milho
1 xícara de chá de coco fresco ralado grosso
Canela em pó a gosto
Preparo
Massa
Bata ligeiramente o ovo com um garfo e reserve 1 colher de sopa. Coloque o restante do ovo em uma tigela e junte a margarina, a batata doce, o fermento dissolvido no leite e o adoçante. Acrescente aos poucos  a farinha de trigo até obter uma massa firme que desgrude das mãos. Deixe descansar por cerca de 20 minutos.
Recheio
Descasque o abacaxi e rale no ralo grosso.
Deixe escorrer em uma peneira. Em uma panela coloque a fruta, o adoçante e o amido e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o coco e deixe mais 5 minutos. Espere amornar.
Montagem
Abra a massa bem fina em uma mesa enfarinhada e corte em rodelas. Coloque um pouco do recheio e feche o pastel. Aperte bem as bordas. Acomode-os em uma assadeira untada com margarina e pincele o ovo reservado. Asse em forno médio (180 graus) preaquecido por cerca de 30 minutos. Polvilhe a canela e sirva.
Informações nutricionais
1 porção = 2 unidades =40g
Calorias  94
Proteínas  1,9 g
Gorduras totais 3,1 g
Carboidratos  14,7 g
Fibras 0,6 g
Sódio 52 mg
Gorduras saturadas 1,4 g
Colesterol 10 mg
Equivalência da porção:  2 colheres de sopa de purê de abóbora
Rendimento: 36 unidades
Propriedades funcionais
Por Daniela de Almeida
Podendo ser utilizada num lanche ou como acompanhamento de uma refeição, esta receita é feita com batata doce, um carboidrato fonte de vitamina A, rico em cálcio , vitamina C e fibras, auxiliando na saciedade.
Especiaria encontrada na receita, a canela pode trazer benefícios a pessoas com diabetes sem contribuir para o aumento de calorias. Em estudo realizado com pacientes na pós menopausa com Diabetes tipo 2, a ingestão de pequenas quantidades de canela em pó (1 g/d) reduziu a glicemia em jejum e melhorou o perfil lipídico.
O abacaxi, fonte de vitamina C e fibras, auxilia no funcionamento do intestino e na digestão, por possuir bromelina, uma enzima proteolítica. 
Delicie-se com esta receita fazendo a devida substituição em se plano alimentar.
Bibliografia
Hlebowicz , J et al. Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects123 .Am J Clin Nutr 2009;89:815–21.
Khan A, Safdar M, Ali Khan MM, Khattak KN, Anderson RA. Cinnamon improves glucose and lipids of people with type 2 diabetes. Diabetes Care 2003;26:3215–8.
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. Versão 2 – Segunda Edição .Campinas – SP, 2006.


Panqueca Funcional ao Molho de Sardinha

Nutricionista Andrea Esquivel
Ingredientes
1 pacote de milho congelado (200g)
1 xícara de leite desnatado  (240 ml)
2 ovos (100g)
5 colheres de sopa cheias de fubá de milho ( 70g)
5 unidades de castanha do Brasil (25g)
1 colher de sobremesa de fermento em pó (5g)
1 colher de sopa de azeite extra virgem (7ml)
Sal se necessário
Molho
1 colher de sopa de azeite de oliva
½ xícara de chá de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de folhas picadas de alecrim fresco ou manjericão
½ xícara de chá de gel de linhaça (100g)
1 xícara de chá de molho de tomate ou purê de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
50g de Filés de sardinha em lata para decorar
Gel de linhaça
150 ml de água
1 colher de sopa de semente de linhaça (10g)
Aqueça a água no forno de microondas  por 1 minuto, retire e misture a linhaça até formar gel, coe a seguir.
Modo de preparo
Bata no liquidificador o milho, o leite e as castanhas por alguns minutos até ficar bem triturado.
Acrescente os demais ingredientes e bata por mais alguns minutos até ficar bem homogêneo.
Se necessitar acrescente um pouco de água para deixar mais cremoso. A consistência é mais espessa, para fazer panqueca mais alta, tipo americana.
Esquente uma frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva.
Coloque ½ concha da massa para fritar. Tampe a frigideira, espere um pouco e vire a massa para assar do lado oposto.
Para prepara o molho, em uma panela refogue o alho  e a cebola juntamente com o alecrim.
Acrescente o molho de tomate e o gel de linhaça e tempere com sal e pimenta, misturando por 1 minuto. Retire do fogo.
Monte o prato com 2 panquecas, acrescente 2 colheres de sopa de molho sobre cada panqueca e decore com os filés de sardinha e galhos de alecrim ou manjericão.
Sirva quente.
Rendimento:  3 porções com 2 panquecas cada
Tempo de preparo: 15 minutos
Informações nutricionais
1 porção = 2 panquecas
Calorias  384
Proteínas  26g
Gorduras totais  16g
Carboidratos  34g
Fibras  3g
Sódio  171,3 mg
Gorduras saturadas  4,3g
Colesterol  134 mg
Equivalência da porção:  4 colheres de sopa de cereal + 1 colher de chá de óleo + 1 porção de 100 g de carne.
Não contém glúten, fonte de fibras.

Propriedades funcionais
 Por Daniela Almeida
Esta receita é feita com carboidrato integral, proveniente do milho, que é rico em fibras e vitamina A. As fibras presentes diminuem o esvaziamento gástrico, oferecendo saciedade e contribuindo para o equilíbrio da glicemia.
 A sardinha é fonte de cálcio e ômega 3, gorduras poliinsaturadas que auxiliam na redução de níveis séricos de triglicerídios, tem efeitos diretos na contratilidade cardíaca, na pressão arterial,  agem sobre os fatores coagulantes, sobre as células de imunidade e nos indicadores da inflamação.
A castanha do Brasil é excelente fonte de selênio, magnésio e ômega 3. Além disso, é rica em arginina, aminoácido formador de óxido nítrico, vasodilatador com benefícios na disfunção endotelial.  Em recente estudo com adolescentes obesas, a castanha do Brasil reduziu significativamente as concentrações de colesterol total, LDL oxidada e triglicerídios, sem alterações no HDL-c.
A semente de linhaça possui como principais compostos bioativos o ácido linolênico (ômega 3), lignanas e fibras solúveis. Pesquisas mostram que seu consumo pode melhorar a sensibilidade á insulina e reduzir a inflamação.
O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva anti-séptica, inibindo o crescimento de salmonela, escherichia e estafilococos.  Estudos demonstraram sua alta capacidade antioxidante e de eliminar peroxinitritos induzidos pelo processo inflamatório.
O estresse oxidativo  pode desencadear a doença coronariana, a principal causa de morte nos indivíduos com Diabetes. O azeite de oliva, fonte dietética de ácidos graxos monoinsaturados e compostos fenólicos, tem demonstrado aumentar o colesterol HDL, reduzir triglicerídeos, a oxidação do colesterol LDL  e a pressão arterial, sendo, portanto, considerado um forte protetor cardiovascular.
Com ingredientes fáceis de encontrar, presentes no dia a dia do brasileiro, esta receita é excelente para compor um jantar. Basta adicionar uma salada de verduras e legumes que ela se tornará nutricionalmente completa.

BIBLIOGRAFIA:
Anderson JW. Physicological and metabolic effects os dietary fiber. Fed. Proc; 44: 2902, 1985.
Bhatnagar D, Durrington PN. Omega-3 fatty acids: their role in the prevention and treatment of atherosclerosis related risk factors and complications. Int J Clin Pract, 57(4): 305-14, 2003.
Caruso D, Berra B, Giavarini F, et cols. Effect of virgin olive oil phenolic compounds on in vitro oxidation of human low density lipoproteins. Nutr Metab Cardiovasc Dis  v 9: p102-107, 1999.
Covas, Maria Isabel e cols. The Effect of Polyphenols in Olive Oil on Heart Disease Risk Factors. Ann Intern Med,  v. 145 n.5 p.333-341, 2006.
Joel Faintuch, J et al. Propriedades antiinflamatórias da farinha de linhaça em pacientes obesos. Rev Bras Nutr Clin; 21(4):273-7, 2006.
LAT Bloedon et al.Flaxseed and Cardiovascular Risk Factors: Results from a Double Blind,  Randomized, Controlled Clinical Trial. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 27, No. 1, 65-74 , 2008.
Souza, Lab. Prod. Nat, 1991; Chin K-V, ET AL, Adv Cancer Res Benet L. 27th Gordon research conference on drug metabolism, 1997.
Maranhão et al.Brazil nuts intake improves lipid profile, oxidative stress and microvascular function in obese adolescents: a randomized controlled trial. Nutrition & Metabolism, 8:32, 2011.

Vitamina de Abacate com Sorvete


Revista Sabor e Vida Diabéticos
 Propriedades Funcionais
Por Daniela de Almeida nutricionista funcional

Vitamina de abacate com sorvete
O abacate não é mais considerado o vilão das dietas, e sim, um forte aliado no combate a doenças cardiovasculares. Rico em gorduras monoinsaturadas e fitosteróis, como o beta sitosterol, auxilia na redução dos níveis de colesterol. Além disso, possui vitaminas  C e E, potentes antioxidantes que  ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres, apontados como um dos fatores responsáveis no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer.
Mas não é por isso que se pode comê-lo à vontade. Faça a devida substituição em seu plano alimentar e delicie-se!


Bibliografia:

  • Salgado, JM e cols. Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciênc. Tecnol. Aliment. v.28 n.4 Campinas, 2008.



Ingredientes2 xícaras de chá de abacate picado
1 colher de sobremesa de suco de limão
2 colheres de sopa de adoçante em pó
400ml de leite desnatado gelado
2 bolas de sorvete de creme dietético

Preparo:

Bata no liquidificador os ingredientes e sirva a seguir.

Informações nutricionais
1 porção = 1 copo = 250ml
Calorias  177
Proteínas  5,6 g
Gorduras totais 11,1 g
Carboidratos 13,6 g
Fibras 2,4 g
Sódio 61,2 mg
Gorduras saturadas 0,2g
Colesterol 0mg
Equivalência da porção: 1 copo de leite integral (250 ml)

Rendimento:
 4 porções
Zero colesterol

Propriedades funcionais
O abacate não é mais considerado o vilão das dietas, e sim, um forte aliado no combate a doenças cardiovasculares. Rico em gorduras monoinsaturadas e fitosteróis, como o beta sitosterol, auxilia na redução dos níveis de colesterol. Além disso, possui vitaminas  C e E, potentes antioxidantes que  ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres, apontados como um dos fatores responsáveis no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer.
Mas não é por isso que se pode comê-lo à vontade. Faça a devida substituição em seu plano alimentar e delicie-se!
 
Bibliografia:
  •  Salgado, JM e cols. Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciênc. Tecnol. Aliment. v.28 n.4 Campinas, 2008.


Sanduíche de Mortadela

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
8 fatias de pão de forma integral dietético
100 g de mortadela light cortada em fatias finas
2 xícaras (chá) de acelga cortada bem fina

Pasta
2 colheres (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de cream cheese light
1 colher (sopa) de maionese light
2 colheres (sopa) de picles misto bem picado

Preparo
Misture os ingredientes da pasta. Passe-a em metade dos pães e coloque a mortadela e a acelga. Feche com as fatias restantes e sirva.

Informações nutricionais
1 PORÇÃO = 1 SANDUÍCHE = 140 G
Calorias    216
Proteínas    10,5 g
Gorduras totais    6 g
Carboidratos        29,9 g
Fibras        3,7 g
Sódio        561 mg
Gorduras saturadas        2,5 g
Colesterol    15 mg

Alto conteúdo de sódio
Baixo conteúdo de colesterol
Bom conteúdo de fibras

Equivalência da porção:
2 fatias de pão de forma ou 1 pão francês (50 g) + 1 fatia de queijo amarelo (30 g) + 1/2 copo de leite desnatado (120 ml) 

Batata-doce chips

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
2 batatas-doce médias
4 colheres (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal

Preparo
Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas com um descascador de legumes. Lave e seque bem. Besunte as batatas com 3 colheres (chá) de azeite. Unte uma assadeira antiaderente com o restante do azeite e acomode as batatas. Leve ao forno baixo (150º C) preaquecido. Mexa a cada 15 minutos até que estejam crocantes e douradas. Salpique o sal e sirva em seguida.
  
Informações nutricionais
1 PORÇÃO = 4 COLHERES (SOPA) = 35 G
Calorias    119
Proteínas    1,2 g
Gorduras totais    1,3 g
Carboidratos        25,7 g
Fibras        0,8 g
Sódio        198 mg
Gorduras saturadas        0,2 g
Colesterol    0 mg

Baixo conteúdo de gorduras
Baixo conteúdo de gordura saturada
Zero conteúdo de colesterol

Equivalência da porção:
3 colheres (sopa) de arroz


Rap Hot Dog


Propriedades Funcionais - Rap Hot Dog

Nutricionista funcional Daniela de Almeida
Rap Hot Dog
Esta receita é rica em fibras, sacietógena e prática, sendo uma boa opção para um lanche da tarderápido e saudável.
Por ser rica em fibras, este rap ajuda a retardar a absorção de glicose e o esvaziamento gástrico, levando a uma maior saciedade.  Além disso,as fibras ajudam a reduzir níveis de colesterol sanguíneo, estimulam o bom funcionamento intestinal e previnem contra o câncer de intestino.
Bibliografia:
Anderson JW. Physicological and metabolic effects os dietary fiber. Fed. Proc; 44: 2902, 1985.

Revista Sabor e Vida Diabéticos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
2 discos de rap integral
Recheio
2 salsichas de peru aferventadas cortadas em cubos
100 g de queijo minas cortado em cubos
1 tomate sem pele cortado em cubos
4 colheres de sopa de requeijão light
2 colheres de chá de mostarda
Preparo
Misture as salsichas, o queijo e o tomate e reserve. Misture o requeijão e a mostarda e espalhe sobre os discos de rap. Distribua o recheio reservado, dobre os raps e sirva.
Informações nutricionais
1 porção = 1 fatia = 120g
Calorias  177
Proteínas  10,3 g
Gorduras totais 6,8 g
Carboidratos 18,6 g
Fibras 2,5 g
Sódio 269 mg
Gorduras saturadas 3,2g
Colesterol  13mg
Equivalência da porção: ½ unidade de pão francês (25 g) + 1 fatia de queijo mussarela + 1 porção de legumes

Rendimento: 2 porções
Baixo conteúdo de colesterol, bom conteúdo de fibras

Propriedades funcionais

Esta receita é rica em fibras, sacietógena e prática, sendo uma boa opção para um lanche da tarde rápido e saudável.
Por ser rica em fibras, este rap ajuda a retardar a absorção de glicose e o esvaziamento gástrico, levando a uma maior saciedade.  Além disso,as fibras ajudam a reduzir níveis de colesterol sanguíneo, estimulam o bom funcionamento intestinal e previnem contra o câncer de intestino.
Por Daniela de Almeida
nutricionista funcional

Bibliografia:


Anderson JW. Physicological and metabolic effects os dietary fiber. Fed. Proc; 44: 2902, 1985.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla