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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Volta a Escola todo cuidado é pouco - FICHA DO(A) ALUNO(A) COM DIABETES NA ESCOLA    


FOTO
DO(A) ALUNO(A)
 
FICHA DO(A) ALUNO(A)COM DIABETES NA ESCOLA                                                                             



DADOS ESCOLA
Nome da Escola:
Endereço:



DADOS DO ALUNO
Nome do(a) aluno(a):

Série:                         ano:
Período:
Ano letivo:


Data de nascimento:

idade:
Endereço aluno(a):

RESPONSÁVEIS LEGAIS

Nome mãe:
Tels:
E-mail:


Nome pai:
Tels:
E-mail:

TELEFONES DE EMERGÊNCIA
Telefone de emergência ambulâncias:
Hospital preferido:
Fone:

Nome do(a) médico(a) que acompanha o caso:


Telefones do(a) médico(a):


IRMÃOS(ÃS) DO(A) ALUNO(A) NA ESCOLA
Possui outros(as) irmãos(ãs) na escola:

(  ) sim  (  )  não

Nome(s):
Idade:
série:
período:
classe nº:                         andar:

 

     HISTÓRICO DE MEDICAMENTOS QUE A CRIANÇA UTILIZA


NOME MEDICAMENTOS
HORÁRIOS
QUANTIDADE DE UNIDADES
Insulina


insulina


outros


RESPONSÁVEIS PELO MANEJO DOS MEDICAMENTOS
O(a) aluno(a) possui coordenação motora p/ manejar os medicamentos ?
( ) sim  ( ) não
Idade:
Irmãos acima identificados poderão manejar os medicamentos?
( ) sim  (  ) aplicação de insulina (  ) tirar a glicemia  (  ) aplicação glucagem  (  ) mel

( ) não


Em caso positivo, qual(is) irmão(ã)
Nome(s):
Idade:
série:
período:
classe nº:                         andar:
RESPONSÁVEIS DA ESCOLA PELO MANEJO DOS MEDICAMENTOS
(recomendamos que pelo menos 3(três) funcionários da Escola sejam capacitados em educação em diabetes e prestação de socorro de emergência para cuidar do aluno,)

Responsáveis da Escola que irão manejar os medicamentos:
Cargo:
Período:


Nome(s):
Fone(s):

Responsáveis da Escola que irão manejar os medicamentos:
Cargo:
Período:

Nome:
Fone:

Responsáveis da Escola que irão manejar os medicamentos:
Cargo:
Período:


Nome:
Fone:

 

  


LISTA DE PROFESSORES

QUE ATUAM NA ESCOLA C/ O(A) ALUNO(A) COM DIABETES



NOME


MATÉRIA


PERÍODO


DIAS DA SEMANA
POSSUI CAPACITAÇÃO NO MANEJO DOS MEDICAMENTOS


( )manhã
( )tarde
( )2.ª ( )3.ª ( )4.ª ( )5.ª
( )6.ª ( ) sábado
( ) sim  ( ) não


( )manhã
( )tarde
( )2.ª ( )3.ª ( )4.ª ( )5.ª
( )6.ª ( ) sábado
( ) sim  ( ) não


( )manhã
( )tarde
( )2.ª ( )3.ª ( )4.ª ( )5.ª
( )6.ª ( ) sábado
( ) sim  ( ) não


( )manhã
( )tarde
( )2.ª ( )3.ª ( )4.ª ( )5.ª
( )6.ª ( ) sábado
( ) sim  ( ) não


( )manhã
( )tarde
( )2.ª ( )3.ª ( )4.ª ( )5.ª
( )6.ª ( ) sábado
( ) sim  ( ) não


( )manhã
( )tarde
( )2.ª ( )3.ª ( )4.ª ( )5.ª
( )6.ª ( ) sábado
( ) sim  ( ) não




 

EQUIPAMENTOS E MEDICAMENTOS

QUE A CRIANÇA PORTARÁ OU PODERÁ USAR NA ESCOLA


TIPO DE EQUIPAMENTO/MEDICAMENTO
ONDE ARMAZENA

Telefone celular ou despertador programado pelo Cuidador principal p/ despertar nos horários de medicação glicêmica ou lanche
(  ) sim (  ) não


(  ) sob os cuidados da professora
(  ) com o aluno

Glicosímetro (medidor de glicemia)
 (  ) sim  ( )não

(  ) bolsa do aluno ( ) outros

Glucagen (injeção em caso de crises agudas de hipoglicemia)
(  ) sim  ( )não


(  ) bolsa do aluno ( ) outros

Insulina nome__________________

( ) geladeira da escola   (  ) última prateleira distante da placa do gelo
(  ) bolsa do aluno


Insulina nome__________________
(utilizada quando a glicemia estiver acima de ____ conforme prescrição médica)


( ) geladeira da escola  (  ) última prateleira distante da placa do gelo
(  ) bolsa do aluno

Caneta e agulhas de insulina

( ) bolsa do aluno ( ) outros

Glicose líquida em sache (recomendamos que vc deixe sempre a mão e principalmente de fácil acesso na Escola)(*)


( ) bolsa do aluno ( ) outros
(  ) perua escolar

Lanches extras




(*) esse produto você encontra facilmente a venda nas farmácias

 



 

ALIMENTAÇÃO - MERENDA


O(a) aluno(a) trará o lanche de casa ou adquirirá na lanchonete da Escola?

(   ) casa  
(   ) cantina/lanchonete
quem se responsabilizará pela compra do lanche? 
(  ) aluno 
(  ) irmão(ã)  outros _____________________________
(  ) Escola na pessoa _____________________________



 

HISTÓRICO DE ALIMENTOS PROIBIDOS OU CONTROLADOS

 

TIPO DE ALIMENTO
QUANTIDADE MÁXIMA PERMITIDA











 

 

 

PROCEDIMENTOS ANTES DE FAZER ATIVIDADES FÍSICAS

 


sempre realizar exame de glicemia  antes da prática de atividades físicas
(  ) sim  (  ) não

Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos se a glicemia estiver alta ou baixa;  escreva aqui e depois anexe a este a orientação médica e entregue na Escola




sempre realizar exame de glicemia  depois de _____ hs ou minutos da prática de atividades físicas
(  ) sim  (  ) não


Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos se a glicemia estiver alta ou baixa;  escreva aqui e depois anexe a este a orientação médica e entregue na Escola



não realizar atividades físicas se a glicemia estiver superior a _______ ou_________


Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos se a glicemia estiver alta ou baixa;  escreva aqui e depois anexe a este a orientação médica e entregue na Escola







HISTÓRICO ALIMENTAÇÃO ANTES, DURANTE E/OU APÓS
ATIVIDADE FÍSICA INTENSA
(peça para o endocrinologista ou nutricionista lhe orientar a respeito)


NÍVEIS
DE
 GLICEMIA

ALIMENTO
A SER OFERECIDO
ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA

BEBIDA
A SER OFERECIDA
ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA
ALIMENTO
A SER OFERECIDO
DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA
Quantos minutos depois? ______
BEBIDA
A SER OFERECIDA
DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA
Quantos minutos depois? ______

____ entre ___





____ entre ___





____ entre ___





____ entre ___









QUESTÕES SANITÁRIAS

 


ASSEPSIA

 

REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS


ANTES DE MANEJAR QUALQUER MEDICAMENTO


Lavar bem as mãos com sabão neutro e secar bem

Manejo dos medicamentos

ANTES DE REALIZAR GLICEMIA

Lavar bem as mãos e os dedos com sabão neutro e secar bem

Não passar álcool antes de realizar o teste de glicemia, apenas secar bem o dedo e fazer a punção nas laterais,
depois de realizado o teste passar algodão c/ álcool


ANTES DE MANEJAR A SERINGA OU CANETA DE INSULINA


Lavar bem as mãos com sabão neutro e secar bem

Passar algodão c/ álcool na região a ser aplicada a insulina, abanar p/ o álcool secar, e aplicar a injeção, passar muito levemente algodão álcool após aplicação



HIGIENE BUCAL

 

Escovar bem todos os dentes depois da ingestão de qualquer alimento ou bebida





POSSÍVEIS EPSÓDIOSO QUE FAZER?




VÔMITOS

Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos, escreva aqui e anexe a Prescrição Médica assinada




PERDA DA CONSCIÊNCIA




Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos, escreva aqui e anexe a Prescrição Médica assinada



COMEU
ESCONDIDO




Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos, escreva aqui e anexe a Prescrição Médica assinada



SEDE E URINA
FREQUENTES

Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos, escreva aqui e anexe a Prescrição Médica assinada



AGRESSIVIDADE ACENTUADA

Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos, escreva aqui e anexe a Prescrição Médica assinada


OLHAR
FIXO OU PROSTAÇÃO

Peça para o(a) médico(a) lhe orientar quais são os procedimentos, escreva aqui e anexe a Prescrição Médica assinada








CUIDADOS COM OS PÉS

 

O(a) aluno(a) com diabetes tipo 1 deve evitar ao máximo fazer qualquer tipo de atividade descalça, com os pés desprotegidos ou utilizar sapatos apertados.

No caso de machucados nos pés lave apenas com sabão; caso seja um machucado que requeira maiores cuidados leve o(a) aluno(a) para o Pronto Socorro.





Por favor, veja mais abaixo uma espécie de Folheto contendo as informações mais relevantes para os cuidados especiais do aluno com diabetes na Escola, o qual sugerimos que seja afixado em locais de fácil acesso














Foto
do(a) aluno(a)
 
PROCEDIMENTOS NA ESCOLA


ALIMENTAÇÃO E MEDICAMENTOS

APÓS MEDIÇÃO DA GLICEMIA



Aluno: ____________________________________________
idade: __________ Série:____________________      ano: _____                 período:_____ 

Pai: _____________________________________ tel: ____________________
Mãe: _____________________________________ tel: ____________________
Outros: ____________________________________ tel: ____________________

Serviços de Emergência ligar para ambulância fone: ______________________________

Médico(a) : _____________________________________ fone celular: ____________


Insulinas que o(a) aluno utiliza:
insulina ____________ unidades: ___________  as ____ hs
insulina ____________ unidades: ___________  as ____ hs (utilizar esta se for necessário aplicar para corrigir altas taxas)


OBS: Caso o(a) médico(a) não queira preencher as informações nesta Ficha, peça para ele(a) pelo menos lhe prescrever os procedimentos em receituário próprio, e depois você digita nesta Ficha e anexa a esta ficha.

DICA: Leve ao seu médico este arquivo salvo em pen drive, ou leve impresso, ou ainda, peça para o(a) médico(a) baixar no site.






GLICEMIA ABAIXO DE
40mg/dl ou LO(extremamente baixa)
(HIPOGLICEMIA MUITO GRAVE)








(o médico deve preencher aqui as informações)

Em caso de perda da consciência proceder da seguinte forma:________

Caso o paciente não recobre os sentidos, proceder da seguinte forma:________

Caso o paciente esteja consciente, mas apresentando tontura e/ou com os dentes cerrados, proceder da seguinte forma:_______________________






GLICEMIA ENTRE
40 mg/dl e 60 mg/dl
 (HIPOGLICEMIA GRAVE)



DAR.... (o médico deve escrever aqui qual alimento e/ou medicamentos)


GLICEMIA ENTRE
60 mg/dl e 80 mg/dl (HIPOGLICEMIA)


DAR ..... (o médico deve escrever aqui qual alimento e/ou medicamentos)



GLICEMIA ENTRE
80 mg/dl a 160 mg/dl
(NÍVEIS NORMAIS)

Sugestão de preenchimento:

DAR O LANCHE NORMALMENTE; CASO O(A) ALUNO(A) VÁ FAZER OU TENHA FEITO ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS
ACRESCENTAR _______ NO LANCHE DAS ____ HS



GLICEMIA ENTRE
160 mg/dl e 250 mg/dl



 DAR (lanche tal) ______ E APLICAR ______ UNIDADE(S0 DE INSULINA _______ OU CANETA DE INSULINA COR _____


GLICEMIA  ENTRE
251 mg/dl e 350 mg/dl


DAR (lanche tal) ______ E APLICAR ______ UNIDADE(S0 DE INSULINA _______ OU CANETA DE INSULINA COR _____


GLICEMIA ACIMA DE
350 mg/dl ou HI (hiperglicemia)
(NÍVEIS MUITO ALTOS)



DAR (lanche tal ou não dar lanche) ______ E APLICAR ______ UNIDADE(S0 DE INSULINA _______ OU CANETA DE INSULINA COR _____



Favor afixar este Folheto em lugares estratégicos da escola, academia, e transporte escolar.



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:ONG Pró- Criança e Jovens Diábetico ONG JD

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