Como funcionam as listas de espera de transplantes?
![](https://fbcdn-photos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xlp1/v/t1.0-0/p526x296/12963812_1679113449004662_1387293567181334374_n.jpg?oh=1357ecbe0129fa0f43fbb0428fce0feb&oe=57AD556B&__gda__=1467624851_b929a838fb426f78da7ccf681b1305a8)
A Lista Única Nacional é formada pelo conjunto das Listas Estaduais que, por sua vez, são formadas pelas Listas Regionais.
O que se precisa entender sobre a lista de espera:
a) não é uma fila, onde quem chega primeiro tem preferência. O que determina a preferência é a compatibilidade entre o doador e o receptor. Sendo satisfeita a exigência da compatibilidade, outro ponto determinante da escolha do receptor é a urgência do transplante.
No caso do transplante renal existem situações de urgência, a impossibilidade total de acesso para hemodiálise, ou seja, aquele paciente que não pode mais realizar a hemodiálise por impossibilidade de acesso (não tem fístula e não se consegue mais o implante de cateteres).
Crianças e jovens menores de 18 anos tem prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária e poderão ser incluídos na fila de transplante de rim antes de entrar na fase terminal da doença.
b) No caso de empate, ou seja, dois pacientes com a mesma compatibilidade o tempo de espera e outras características são utilizadas como critérios de desempate.
Para a consulta na lista deve-se conhecer o RGCT (registro da central de transplantes) que deve ser obtido com as equipes de transplante ou com os centros de diálise a qual esta vinculado.
Pode-se então consultar a posição no link abaixo:
➨Posição em Lista de Espera para Rim:https://snt.saude.gov.br/consulta/ConsultaReceptorRI.aspx
➨Posição em Lista de Espera para Pâncreas e Rim:https://snt.saude.gov.br/consulta/ConsultaReceptorPR.aspx
—FONTE: Serviço de Transplante-UNESP/Botucatu/SP.
✎Lembrando que o contato direto com sua equipe médica
cuidadora, é de extrema importância para
esclarecimentos de dúvidas de modo
único e individualizado.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:https://www.facebook.com/Dicas-de-Hemodi%C3%A1lise-e-Transplantes-Geison-Oliveira-1375644489351561/?fref=photo
ola boa noite meu nome e eleandro eu tenho uma esposa que faz hemodialise a sete anos ,ela ja fez um trnasplante porem nao tivemos exito foi rejeitado mais ela continua na fila e fazendo hemodialise em campinas estamos querendo nos mudar para pereiras gostaria de saber um pouco mais sobre a hemodialise em botucatu tenho medo de algo der errado por la e ela nao se adptar vc conhece pode me dizer algo obrigado adorei seu blog muito explicativo ja estou neste tipo de assunto a sete anos porem preciso terconhecimento para poder ajudar minha esposa obrigado e boa noite.
ResponderExcluirLeandro Carlos,olá! obrigada pela visita e comentário. Crie esse blog por causa do meu pai passei 09 anos ocm ele em hemodiálise como sou muito chata e não consigo balançar a cabeça sem entender e compreender então fui estudar sobre a IRC apesar de entender sobre exames minha irmã é da área. Como ela não morava conosco e mal me ajudava então tive que me virar sozinha e ele era muito teimoso adorava comer tive que ser um general tanto com ele falecido a 07 anos quanto com minha mãe que teve alzheimer falecida 01 ano foi bom que aaprendi muita coisa as pessoas pensam que estou ajudando a maior beneficiada sou eu . Em 2012 tive um câncer no sistema linfático e assim vamos seguindo confesso que estou em depressão grave o que me incentiva um pouco é este blog por que sei que as pessoas estão esperando alguma informação. Que pena que o transplante não deu certo continuem firme que irá aparecer outra oportunidade com a graça de Deus. Eu não tenho informação sobre a região de São Paulo vou tentar fazer algum detalhe e posto para você se encontrar informação. Deus conosco.
ResponderExcluirabs. fraternos,
Carla