11 de abril de 2016
Agora, pacientes adultos com leucemia mieloide crônica (LMC), um tipo de câncer do sangue, têm uma nova opção de tratamento de primeira linha.
O medicamento Nilotinibe (Tasigna®), que já era aprovado para utilização após resistência ou intolerância à primeira linha de tratamento, agora também possui seu uso aprovado para terapia inicial dos pacientes com a doença crônica, que se diferencia das demais leucemias por uma mutação denominada cromossomo Philadelfia positivo (LMC Ph+). A decisão foi publicada no dia 28 de março de 2016, no Diário Oficial da União.
O medicamento já está aprovado como primeira linha no tratamento da LMC em mais de 100 países no mundo, incluindo EUA e União Europeia. Entre os próximos passos, ele será submetido à aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para posterior comercialização.
O Nilotibe foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como segunda linha de tratamento para a LMC em 2009 e foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013.
A LMC é um tipo de câncer sanguíneo que afeta as células mieloides (subtipo de glóbulos brancos) presentes na medula óssea e que corresponde a 15% dos casos de leucemia em adultos. A maioria dos quadros está relacionada à presença de uma anormalidade genética celular, denominada cromossomo Philadelphia (Ph). A alteração leva à produção da proteína tirosina quinase BCR-ABL, apontada como principal causa da doença.
Nilotinibe (Tasigna®) é um inibidor de tirosina quinase de segunda geração que vem atingindo índices significativos de resposta no tratamento da doença. Resultados recentes de estudos clínicos Fase III comprovam a eficácia do medicamento para a obtenção de respostas moleculares profundas e precoces em um número maior de pacientes. Na prática, isso significa uma maior sobrevida livre de progressão da doença.
Fonte: Novartis
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.abrale.org.br/noticia/tasigna-e-aprovado-como-tratamento-de-primeira-linha-para-pacientes-com-leucemia-mieloide-cronica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla