Chega ao Brasil um remédio de ação semanal contra o diabetes
Nosso colunista aborda o lançamento de uma nova medicação para tratar a doença por aqui. Entenda seus diferenciais
Por Dr. Carlos Eduardo Barra Couriaccess
3 maio 2019, 12h22
A semaglutida é aplicada com canetas parecidas com as de insulina. (Ilustração: Otávio Silveira/SAÚDE é Vital)
Um dos maiores dilemas no tratamento do diabetes tipo 2 ainda é conseguir controlar a glicose no sangue. Essa é a função básica de qualquer plano terapêutico e, claro, dos medicamentos lançados com essa finalidade. Mas, no século 21, temos outros objetivos desafiadores que acompanham esse primeiro. Se pudéssemos congregar todos eles numa frase só, daria pra dizer que a grande missão é domar a glicose e, ao mesmo tempo, reduzir o peso, oferecer baixíssimo risco de hipoglicemia e ainda oferecer segurança do ponto de vista cardiovascular.
E se todas essas vantagens pudessem ser oferecidas por meio de um único remédio? Pois é com essa meta que chega ao Brasil um novo tratamento para o diabetes tipo 2, o medicamento semaglutida.
Outro atrativo para o paciente é a frequência de aplicação: semanalmente. A ideia, claro, é facilitar a adesão e o uso correto no dia a dia. Mas há um detalhe importante em sua forma de administração: trata-se de uma medicação injetável. Ela é aplicada via subcutânea por uma caneta, num processo semelhante ao da insulina.
Obviamente, a indicação do medicamento (assim como qualquer outro) deve ser feita somente após consulta com o médico. Os efeitos adversos não são comuns, mas o que mais se destaca são as náuseas. Por isso, a dose da semaglutida deve ser aumentada gradualmente até se atingir o ideal para cada paciente. Na prática, parece que o fato de se apresentar náusea faz com que o paciente perca ainda mais peso.
BLOG
O Futuro do Diabetes
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista e pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), além de autor do livro O Futuro do Diabete (Ed. Abril). Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do problema
obs.: Sabe dizer o preço,na reportagem não cita e ainda também não sei...
tem outras semaglutida no mercado... Essa específica, semanal, ainda não ha informações de valores!
conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.facebook.com/groups/diabetesediabeticos/?tn-str=*F
https://saude.abril.com.br/blog/futuro-do-diabete/chega-ao-brasil-um-remedio-de-acao-semanal-contra-o-diabetes/?fbclid=IwAR3U3kn2MJf0t7jW-yVOmXvP7XARsupivDlOZakMFqONI2_rubvjwyXlaYQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla