17/02/2020
A diversão é algo que não pode faltar no cotidiano de ninguém. Quanto mais feliz a pessoa estiver, mais ânimo e coragem ela terá para lidar com o desafio do câncer. E como o assunto é festa, a recomendação é aproveitar, mas também se prevenir. Por isso, confira as dicas para você aproveitar o carnaval, sem deixar de lado as observações do seu médico e curtir uma folia saudável.
Como tornar a folia saudável?
De acordo com a nutricionista Emilia Delesderrier, da equipe de Nutrição da São Carlos Saúde Oncológica, o ponto número um para a folia ser saudável, é não se esquecer de se alimentar.
“Para isso, faça um café da manhã reforçado, incluindo fontes de proteína (queijos brancos, ovos) e fibra (aveia, linhaça, chia), pois estes tipos de alimentos aumentam a saciedade e evitam a fome logo de imediato” – afirma da nutricionista
Já no almoço, considere consumir alimentos que fornecem bastante energia e auxiliam no processo de desintoxicação. São eles:
- Alimentos que dão energia: arroz integral, quinoa, aveia e grãos, como lentilha e grão de bico.
- Alimentos que ajudam a desintoxicação: couve, brócolis, couve-flor e repolho.
“Evite alimentos muito gordurosos e açucarados, pois, dependendo do tratamento do paciente, eles podem gerar alguns sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia” – comenta Emilia Delesderrier
Cuidado com a higiene!
A conservação dos alimentos é algo que você deve se preocupar quando for se alimentar na rua. Durante o tratamento do câncer a imunidade pode ficar debilitada, sendo importante ter cautela na higienização e armazenamento dos alimentos.
“Dessa forma, caso realize alguma refeição fora de casa, opte por restaurantes onde a comida seja fresca e evite consumir alimentos crus, preferindo os cozidos. O cozimento e a conservação adequada permite a destruição de possíveis bactérias que possam estar presentes neles” – acrescenta a nutricionista Emilia
Vou ficar muito tempo fora de casa, como manter minha folia saudável?
“Nessas situações, inclusive para o seu dia a dia, tenha sempre com você um lanche saudável, isto é, uma fruta ou um mix de nuts. Assim você não corre o risco de ficar longos períodos de tempo sem se alimentar ou comer algo não tão saudável” – comenta Emilia Delesderrier
Folia saudável não entra álcool, não.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Além de sua ingestão não ser considerada uma prática saudável para o organismo, o álcool promove a desidratação.
Dica para o bloco e avenida:
Em uma folia saudável não pode faltar hidratação! E para tal, prefira água a refrigerante, mate e outras bebidas industrializadas ricas em açúcar, pois aumentam a desidratação.
“Além da água, uma boa opção para aumentar a hidratação de forma saborosa é preparar picolés ou sacolés com suco fruta. Alguns exemplos de frutas da época com maior teor de líquidos em sua composição são: abacaxi, melancia, pêssego, ameixa” – complementa a nutricionista
Receitas para colocar a mão na “massa”
Sacolé de iogurte com coco
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de iogurte
- 1 xícara (chá) de coco fresco ralado
- 2 colheres (sopa) de mel
Modo de preparo:
Separe 7 saquinhos descartáveis para sacolé (ou geladinho); No liquidificador coloque todos os ingredientes e bata no modo pulsar apenas para misturar – não triture demais o coco.
Com um funil, preencha os saquinhos descartáveis deixando cerca de 5 cm da ponta livre para girar e dar um nó. Leve para o congelador e deixe por no mínimo 3 horas para firmar.
Obs: Você pode manter o sacolé por 6 meses no congelador.
Esta receita rende 7 sacolés
Picolé de manga com maracujá
Ingredientes:
- ¼ de polpa do maracujá
- 1 xícara de água
- 1 xícara de manga
Modo de preparo:
Bata no mixer a polpa do maracujá com a água. Coe em seguida. Junte a manga e bata no mixer ou no liquidificador novamente. Despeje na forma de picolé e congele por 30 minutos. Após 30 minutos, retire do congelador e fixe os palitinhos em cada forma, retorne novamente para o congelador por mais 1 a 2 horas, e está pronto!
6 dicas para aproveitar o Carnaval com saúde
24/02/2017
Carnaval no Rio de Janeiro é sinônimo de alegria, diversão e muitas festas. Para encarar a programação de blocos de rua e desfiles de escolas de samba com disposição e saúde, selecionamos algumas dicas que envolvem alimentação e cuidados pessoais.
Alimentação balanceada
Investir em porções de frutas, iogurtes e cereais integrais é uma boa opção para o café da manhã de quem quer aproveitar a folia. Evite frituras e alimentos industrializados e processados nas refeições, prefira os cozidos ou assados.
Hidratação
A hidratação é fundamental para manter o corpo saudável durante a folia, principalmente em dias muito quentes. É recomendável beber de 150 a 200 ml de água a cada 15 minutos. A ingestão de líquidos também é importante antes do início das festas e os foliões podem variar entre água, sucos da fruta ou água de coco, de 3 a 4 horas antes da diversão.
Evite bebidas alcoólicas
Você sabia que o consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças como as cardiovasculares, mentais e hepáticas? O álcool também aumenta o risco de câncer de boca, esôfago, fígado e mama, principalmente quando combinado com o tabagismo.
Evite o consumo em excesso durante o Carnaval, cuide da sua saúde!
Não fume!
Além de favorecer o câncer de pulmão, fumar é uma das principais causas do câncer de laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. E não para por aí: o consumo de tabaco também está associado ao desenvolvimento de algumas formas de leucemia e outros tipos de câncer como o de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago.
Precisa de mais motivos para eliminar de vez o cigarro?
Use camisinha
O uso do preservativo nas relações sexuais é o principal método para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive do contágio pelo vírus do HPV, relacionado ao câncer de colo de útero, de pênis e de boca.
Proteja-se do sol
É importante proteger-se utilizando o filtro solar e lembrando de reaplicá-lo a cada duas horas, principalmente no horário de 10h às 16h, quando a incidência de raios ultravioletas é mais forte. Partes mais escondidas do corpo, como as orelhas e os pés, também precisam de proteção solar para ajudar na prevenção do câncer de pele.
Bonés, chapéus, viseiras e roupas leves são ótimas opções para se proteger dos dias quentes de folia.
*Fontes: ABRAN e Fundação do Câncer
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://saocarlossaudeoncologica.com.br/troca-de-ideias/6-dicas-para-aproveitar-o-carnaval-com-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla