Até o dia 10 de março(10/03/2014), é o período de votação para escolher os 03finalistas!!!
Conto com seu voto!!!
Não ignore qualquer pequeno inchaço no braço, mão ou dedos, consulte o seu médico angiologista imediatamente, somente ele poderá diagnosticar ou não o linfedema e recomendar o tratamento ideal para o seu caso.
Cuidados diários para prevenir o linfedema
Após a mastectomia você deverá adotar cuidados básicos que farão parte da sua rotina diária. Principalmente com o braço do mesmo lado da mastectomia. Portanto se a mastectomia foi do lado esquerdo, braço esquerdo. Se a mastectomia foi do lado direito, braço direito. Se a mastectomia foi bilateral, braço direito e esquerdo.
- Nunca tome injeção ou retire o sangue no braço afetado.
- Quando for medir a pressão arterial deve ser no braço não afetado ou na perna, quando os dois braços estiverem afetados. Explique ao profissional que a atende, ou simplesmente diga que prefere neste ou naquele braço.
- Mantenha o seu braço sempre limpo. Use loção hidratante após o banho. Tenha certeza de que todas as dobras do braço estejam secas e também entre os dedos.
- Evite fazer movimentos vigorosos e repetidos com o braço afetado.
- Evite carregar objetos ou sacolas pesadas ou segurar o seu cão pela coleira e nunca carregue bolsas ou malas por cima do ombro do lado afetado.
- Não use roupas, jóias ou tiras elásticas no braço afetado.
- Evite mudanças de temperaturas extremas durante o banho ou ao lavar a louça, é recomendado evitar saunas e banheiras quentes. Proteja sempre o braço do sol.
- Tente prevenir qualquer trauma (machucados, cortes, queimaduras de sol e outras queimaduras, contusões de esporte, picadas de inseto, arranhões de gato) no braço afetado (fique atento a sinais de infecção quando isto ocorrer).
- Use luvas ao fazer os serviços domésticos, jardinagem ou qualquer outro tipo de trabalho que possa causar qualquer pequeno machucado.
- Quando for fazer as unhas, não retire cutículas.
- Exercício é importante, mas consulte o seu fisioterapeuta. Não deixe o seu braço cansado: se sentir dor, repouse e eleve o braço. Exercícios recomendados: andar, nadar, exercícios aeróbicos suaves, andar de bicicleta, e especialmente dança ou yoga.
- Quando viajar de avião, use uma braçadeira de compressão feita sob medida.
- Pacientes com mamas grandes devem usar próteses mamárias leves (próteses pesadas podem colocar muita pressão nos gânglios do pescoço). Use tiras/alças macias sobre o ombro.
- Use um aparelho elétrico para remover os pelos da axila. Tenha o seu próprio aparelho e troque-o sempre que necessário.
- Pacientes com linfedema devem usar uma braçadeira de compressão feita sob medida durante todo o tempo em que estiverem andando. Faça o controle com seu fisioterapeuta a cada 4-6 meses. Se a braçadeira estiver muito larga, provavelmente a circunferência do seu braço reduziu ou a braçadeira está gasta.
- Cuidado: se você perceber uma erupção, coceira, vermelhidão, dor, aumento de temperatura ou febre, procure o seu médico imediatamente. Uma inflamação ou infecção no braço afetado pode iniciar ou agravar o linfedema.
- Mantenha o seu peso ideal através de uma dieta bem balanceada. Evite fumar e ingerir álcool. Linfedema é um edema rico em proteína, mas ingerir pouca proteína não irá reduzir as proteínas do líquido linfático, ou melhor, isto pode enfraquecer os tecidos conectivos e piorar a condição. A dieta deve conter proteínas de fácil digestão.
Vera Lucia Miranda
Fisioterapeuta
Colaboradora convidade pelo Instituto Oncoguia
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/prevencao-do-linfedema/368/61/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla