Tumores do Córtex de Adrenal
O córtex adrenal é composta por três camadas distintas de células endócrinas que produzem hormônios esteróides. Ambos os tumores benignos e malignos do córtex adrenal pode produzir hormônios esteroides, com importantes consequências clínicas.
Adenoma adrenocortical
Adenomas adrenocorticais são tumores benignos do córtex adrenal. São incomuns em pacientes com menos de 30 anos, e tem igual incidência em ambos os sexos.
Carcinoma adrenocortical
O Carcinomade de Córtex de Adrenal (TCA) é raro, acomete ambos os sexos, e atinge mais a faixa etária abaixo de quatro anos ou acima de cinquenta.
As características apresentadas pelos TCAs de crianças são semelhantes em todos os países, diferenciando-se apenas na proporção de estádios ao diagnóstico, no resultado do tratamento e na origem do tumor ligada ou não à síndrome de Li-Fraumeni ou a outras alterações moleculares.
Sintomas
Do ponto de vista clínico, os sinais e sintomas do TCA são os mesmos em crianças ou adultos. Em todas as faixas etárias o tumor pode ser assintomático (em um número pequeno de casos), ou se apresentar os seguintes sintomas:
- Síndrome de Cushing (face grande e redonda)
- Acúmulo excessivo de gordura no torso, sobretudo nas costas
- Fraqueza muscular
- Estrias de cor púrpura no abdômen, semelhantes a marcas deixadas por elásticos.
- Crescimento lento e uma baixa estatura
- Aumento da pilificação facial e corporal (Aumento de quantidades de pelo)
Tratamento
O tratamento do TCA baseia-se principalmente na cirurgia. O diagnóstico efetuado precocemente, juntamente com a ressecção total do tumor são fundamentais para o sucesso terapêutico.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://sobope.org.br/apex/f?p=106:13:16246292975201::NO::DFL_PAGE_ID:329
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla