Fisioterapia
Fisioterapia é a ciência aplicada à prevenção a ao tratamento de doenças por meio de manuseios em regiões específicas do corpo que levam os pacientes a uma melhor organização sensitiva e motora.
Ela deve ser aplicada por um fisioterapeuta, responsável por diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios de movimento e funcionalidade humana.
Para os cânceres do sangue, a fisioterapia visa preservar e restaurar a integridade funcional dos órgãos, sistemas e articulações do paciente, além de prevenir distúrbios causados pelo tratamento da doença e que podem comprometer sua mobilidade, como a diminuição da força muscular, redução dos movimentos, queda do condicionamento físico e, no caso de crianças, atraso no desenvolvimento motor.
Por que devo fazer?
Fisioterapia no TMO
Se há um caso em que esse cuidado não pode ser descartado é o dos pacientes que realizam TMO. Afinal, 76% dos pacientes que fizeram o procedimento apresentam fadiga, e 41%, fraqueza nos movimentos, efeitos provocados pela inatividade, repouso prolongado no leito e pela toxicidade quimioterápicos utilizados no pré-transplante. A fisioterapia, principalmente se for iniciada precocemente, logo após o diagnóstico, pode ser a responsável por atenuar ou mesmo prevenir que esses sintomas apareçam.
Quem pode fazer?
Crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente do tipo de câncer que tenham. Todo e qualquer paciente pode ser tratado com fisioterapia. O foco dela não é voltado apenas para o local afetado pela doença, mas para as limitações e sequelas que podem vir a surgir com os efeitos do tratamento ou a evolução do câncer.
Converse com seu médico e veja se no seu centro de tratamento este tipo de serviço é oferecido!
Ele é composto por profissionais com experiência na área de onco-hematologia, e tem como objetivo ser uma fonte de informações e suporte de dúvidas para profissionais e pacientes, além de desenvolver projetos de divulgação da atuação fisioterapêutica nessa área. Há também a preocupação com a pesquisa científica para o crescimento da qualidade de vida para este grupo de pacientes e atualização profissional. Os membros que compõem este Comitê também ajudam na divulgação de informações e elaboração de materiais didáticos.
- See more at: http://abrale.org.br/qualidade-de-vida/fisioterapia#sthash.xVvNj7GN.dpuf
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla