Anvisa se posiciona sobre importação e notificações

Em resposta ao Portal Um Diabético, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também se manifestou e reforçou o posicionamento do Ministério da Saúde sobre a importação de medicamentos sem registro no Brasil, como a insulina em questão. O Ministério da Saúde pode importar o produto de forma excepcional, conforme a RDC nº 203/2017, segundo a agência reguladora. A agência explicou que compete ao Ministério da Saúde garantir a qualidade do produto e monitorar seu uso.

Sobre as queixas, a Anvisa informou que, até 25 de setembro de 2025, recebeu:

  • 21 notificações de queixas técnicas (suspeita de desvio de qualidade) para o dispositivo “Caneta para Injeção de Insulina GlobalX”, que está regularizado na agência. A Anvisa afirma que acompanha a investigação.
  • 8 notificações de eventos adversos para a insulina, que, segundo a análise, “não trazem dados que motivem conduta adicional até o momento presente”.

A agência reforça que qualquer evento adverso ou suspeita relacionada a medicamentos e dispositivos deve ser notificada à Anvisa por seus canais oficiais. As falhas em aplicadores de insulina do SUS estão, portanto, segundo a explicação, no radar da agência reguladora.

 

VEJA A NOTA COMPLETA DA ANVISA

Prezado,

Seguem os esclarecimentos.

A importação de medicamentos sem registro no Brasil ou em desabastecimento, pode ser feita de forma excepcional pelo Ministério da Saúde. 

A Agência aprovou a importação de insulina NPH e regular em caráter de excepcionalidade, nos termos da RDC nº 203, de 26 de dezembro de 2017. Compete ao Ministério da Saúde estabelecer mecanismos para garantir a qualidade desses produtos do transporte ao recebimento e armazenamento; bem como  orientar  serviços de saúde e pacientes e criar mecanismos para o monitoramento pós-distribuição e pós-uso.    

Eventos adversos– Até 25/09/2025 foram recebidas 8 notificações de eventos adversos via sistema VigiMed que de acordo com a análise, não trazem dados que motivem conduta adicional até o momento presente. 

Dispositivos (canetas) – Até 25/09/2025 foram recebidas pelo sistema Notivisa 21 notificações de queixas técnicas (suspeita de desvio da qualidade) para o dispositivo “Caneta para Injeção de Insulina GlobalX U modelo HFZSQ-II “, que está regularizado na Anvisa sob nº 82568329011 desde agosto de 2025. A Anvisa acompanha a investigação. 

Qualquer evento ou suspeita relacionada à medicamentos ou dispositivos devem ser notificadas à Anvisa pelo canal: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes  

att, Carlos Moura