A tecnologia revolucionou o tratamento do diabetes. Isso ficou evidente no DiabetesCast especial, onde Dona Carmen Wills, de 94 anos, afirmou que o sensor de glicose “mudou o controle completamente”. No entanto, o episódio também expôs uma dura realidade: o custo do tratamento do diabetes é, e sempre foi, uma barreira no Brasil.
Enquanto os convidados celebravam as inovações, a endocrinologista Dra. Denise Franco trouxe memórias de um passado não muito distante, que reflete o desafio do acesso.
A memória do improviso
Antes dos sensores, o monitoramento dependia das fitas de glicemia (ponta de dedo). Dra. Denise lembrou que, para muitos pacientes no sistema público, o preço era proibitivo. A solução era o improviso.
]
“As pessoas cortavam [a fita] menos pequenininha para colocar no xixi, então sempre acabava molhando o dedo”, lembrou ela sobre as fitas de urina. A situação não melhorou muito com as fitas de sangue: “Mas mesmo a fita de glicose […] o pessoal cortava no meio, porque era muito cara. Então, era a forma do acesso”.
Essa história choca, mas ilustra perfeitamente a luta histórica pelo acesso ao tratamento básico. O paciente precisava “cortar no meio” para fazer o dobro de medições com a mesma caixa.
O desafio do acesso hoje
O cenário mudou, mas o problema central persiste. O jornalista Tom Bueno, apresentador do DiabetesCast, utilizou o espaço do programa para anunciar um programa de fidelidade do sensor de glicose FreeStyle Libre, o “My Freestyle“. Esse programa oferece descontos e sensores gratuitos após o acúmulo de pontos
Advogado e Jornalista - Advogado apaixonado por Comunicação, fez do Jornalismo também profissão. Natural de Araraquara-SP, Daniel tem mais de 20 anos de atuação no meio jurídico e 10 anos de experiência como jornalista. Pós-graduado em Gestão e Comunicação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, dedicou boa parte de sua carreira à televisão, em emissoras como a Record News, e colaborou com inúmeros veículos de imprensa escrita na produção de artigos e conteúdo que unem rigor técnico e linguagem clara. No Um Diabético, é responsável por matérias de interesse especial para as pessoas que convivem com o diabetes. Sua missão é trazer informação de qualidade e conhecimento útil que fortaleçam o leitor, mostrando que é possível, sim, viver de forma satisfatória e com bem-estar, mesmo diante dos desafios impostos pela doença.
FONTE: https://umdiabetico.com.br/2025/11/22/custo-tratamento-diabetes-acesso-tecnologia//

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla