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sábado, 23 de fevereiro de 2013

VAMOS NOS COMUNICAR MELHOR COM AS PESSOAS IDOSAS MAIS DEPENDENTES?


Dicas fáceis e muito úteis:

•Sempre tratar o idoso com respeito e chamando-lhe pelo nome. Evitar as expressões como “VOVÔ”, “MINHA CRIANÇA”, “COITADINHO”, “PACIENTE DO LEITO X”, “AQUELE QUE TEM ALZHEIMER”, etc.

•Lembrar que o nome é seu maior patrimônio, é a sua marca registrada num mundo cheio de Josés e Marias. NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU PRÓPRIO NOME. QUANDO ALGUÉM FALA SEU NOME, ISTO É MÚSICA PARA SEUS OUVIDOS!

•Mantenha sempre a tranqüilidade, mostre-se calmo.

•Seja flexível, não exija aquilo que o idoso não pode dar.

•Não tenha pressa para falar e não fique com pressa de ouvir o que o idoso quer falar.

•Procure guiar a conversa, ajudar o idoso a se comunicar. Não controle a conversa, não deixe o idoso falar só o que você quer!

•Não é só a palavra que sai da sua boca que tem importância ao se ouvir. Seus gestos, a carga emotiva da voz, o conteúdo do que se fala e a representação do que se fala, por quem está falando (verdade/mentira).

•Esteja sempre olhando para o idoso, quando falar com ele. Perceba se ele está olhando para você e entendendo o que se está dizendo.

•Evite mostrar-se com raiva ou chateado com o idoso. O olhar de tranqüilidade e bondade, o olhar de carinho e de bom humor contagia qualquer pessoa. Imagine praticando isto com o idoso que é seu cliente ou que é seu familiar!

•Numa conversa, nunca discuta ou tente convencê-lo. Geralmente, quando isto acontece, a conversa fica áspera, complexa e de difícil entendimento pelo idoso.

•Deve-se falar claro e lentamente, sem elevar muito a voz. Se for necessário, podem-se repetir palavras que tenham o mesmo sentido. Exemplo: “José, vamos tomar banho... Lavar o corpo... Entrar no chuveiro?”

•Ao dizer nomes, dê uma orientação: “Maria, sua filha.”, “João, seu vizinho.”

•Comunicar com frases curtas e simples, enfocando somente uma ideia ou opinião de cada vez.

•Dê tempo para o idoso entender o que lhe foi dito.

•Para pessoas idosas com Alzheimer, quando fizer uma pergunta, uma escolha, nunca dê muitas opções: “Mamãe, a senhora prefere a saia azul ou a marrom”?

fonte:www.cuidardeidoso.com.br/facebook



p.s:  eu sempre coloquei e coloco apelido na minha mãe, e tenho que aprender a ficar mais calma e dar o tempo dela para as respostas;  sempre tento convencê-la que tá errada e em relação as roupas já faço isto, mas, quando eu arrumo e vou tomar o meu banho ela troca de roupa outra vez(KKKK) fica para morrer porque as vezes não tem nada a ver com o lugar onde vamos. Obrigada pelas dicas foi super preciosas.
VAMOS NOS COMUNICAR MELHOR COM AS PESSOAS IDOSAS MAIS DEPENDENTES?

Dicas fáceis e muito úteis:

•Sempre tratar o idoso com respeito e chamando-lhe pelo nome. Evitar as expressões como “VOVÔ”, “MINHA CRIANÇA”, “COITADINHO”, “PACIENTE DO LEITO X”, “AQUELE QUE TEM ALZHEIMER”, etc.
•Lembrar que o nome é seu maior patrimônio, é a sua marca registrada num mundo cheio de Josés e Marias. NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU PRÓPRIO NOME. QUANDO ALGUÉM FALA SEU NOME, ISTO É MÚSICA PARA SEUS OUVIDOS!
•Mantenha sempre a tranqüilidade, mostre-se calmo.
•Seja flexível, não exija aquilo que o idoso não pode dar.
•Não tenha pressa para falar e não fique com pressa de ouvir o que o idoso quer falar.
•Procure guiar a conversa, ajudar o idoso a se comunicar. Não controle a conversa, não deixe o idoso falar só o que você quer!
•Não é só a palavra que sai da sua boca que tem importância ao se ouvir. Seus gestos, a carga emotiva da voz, o conteúdo do que se fala e a representação do que se fala, por quem está falando (verdade/mentira).
•Esteja sempre olhando para o idoso, quando falar com ele. Perceba se ele está olhando para você e entendendo o que se está dizendo.
•Evite mostrar-se com raiva ou chateado com o idoso. O olhar de tranqüilidade e bondade, o olhar de carinho e de bom humor contagia qualquer pessoa. Imagine praticando isto com o idoso que é seu cliente ou que é seu familiar!
•Numa conversa, nunca discuta ou tente convencê-lo. Geralmente, quando isto acontece, a conversa fica áspera, complexa e de difícil entendimento pelo idoso.
•Deve-se falar claro e lentamente, sem elevar muito a voz. Se for necessário, podem-se repetir palavras que tenham o mesmo sentido. Exemplo: “José, vamos tomar banho... Lavar o corpo... Entrar no chuveiro?”
•Ao dizer nomes, dê uma orientação: “Maria, sua filha.”, “João, seu vizinho.”
•Comunicar com frases curtas e simples, enfocando somente uma ideia ou opinião de cada vez.
•Dê tempo para o idoso entender o que lhe foi dito.
•Para pessoas idosas com Alzheimer, quando fizer uma pergunta, uma escolha, nunca dê muitas opções: “Mamãe, a senhora prefere a saia azul ou a marrom”?

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