Carcinoma de Nasofaringe
As neoplasias de nasofaringe são raras na faixa etária pediátrica, porém muito graves. Caracterizam-se por sinais e sintomas inespecíficos, semelhantes aos quadros infecciosos e alérgicos tão comuns da infância, e apenas os profissionais atentos para o problema as diagnosticam precocemente.
Sintomas:
- Obstrução nasal persistente,
- Cefaléia,
- Epistaxes (sangramento nasal)
A maioria dos tumores se apresenta com quadro clínico e radiológico semelhantes, tornando-se o diagnóstico possível apenas com a biópsia e análise histopatológica. O tratamento depende do tipo de neoplasia.
O carcinoma de nasofaringe, ou linfoepitelioma, é uma neoplasia maligna que se origina do epitélio da nasofaringe. É raro na infância, representando menos de 1% dos tumores na faixa etária abaixo de 20 anos, mas corresponde a um terço das neoplasias de nasofaringe nesta faixa etária. Estima-se que apenas 2,4% dos casos ocorram em menores de 15 anos e 4% abaixo de 20 anos. A íntima associação entre o vírus de Epstein-Barr e o carcinoma de nasofaringe é bem reconhecida. O vírus EB é secretado pelo epitélio nasal durante o processo infeccioso ativo e persiste latente no núcleo destas células.
Tratamento
Tratamento
A quimioterapia neoadjuvante pode levar a respostas parciais ou completas em até 83% dos casos. O tratamento é complementado com radioterapia.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://sobope.org.br/apex/f?p=106:13:16246292975201::NO::DFL_PAGE_ID:330
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla