Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2016

Consumo excessivo de carboidratos pode estar conectado a epidemia de Diabetes e Obesidade





O diabetes representa hoje um importante problema de saúde individual e populacional, não apenas pelo aumento global de sua frequência, em proporções epidêmicas, mas também pelas complicações debilitantes que pode desencadear, entre elas cegueira, insuficiência renal, amputações não traumáticas e doenças cardiovasculares. No Brasil, cresce a cada ano o número de pacientes e conforme indica dados divulgados pelo Ministério da Saúde, atualmente 13 milhões de pessoas têm diabetes no país.
Acompanhando este índice, o excesso de peso e obesidade também alcançam patamares alarmantes mundialmente. Além dos hábitos de vida e fatores genéticos, o que poucas pessoas sabem é que a alimentação desempenha um papel significativo tanto para reverter o sobrepeso, quanto para tratar e prevenir o diabetes. Em estudo publicado pelo Grupo Finlandês de Prevenção do Diabetes, pesquisadores demonstraram que a instalação do diabetes no adulto pode ser retardada, ou até mesmo evitada, através de mudanças alimentares e aumento de atividade física.
Consumo excessivo de carboidratos pode estar conectado a epidemia de diabetes e obesidadeEspecialistas explicam que o consumo excessivo de carboidratos e industrializados e a gradativa redução de gorduras saudáveis, proteinas, verduras e frutas do cardápio são alguns dos principais equívocos. Os produtos derivados do trigo, são os principais alvos do debate. Amplamente consumidos, segundo pesquisadores, esses alimentos são repletos de um açúcar chamado amilopectina, que eleva a glicose no sangue mais do que o açúcar comum. Essas elevações do açúcar no sangue, com o passar do tempo, leva a chamada resistência à insulina, condição inflamatória que predispõe a doenças como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta e triglicerídeos elevados.
Para o Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), o médico Patrick Rocha, a abordagem atual da medicina e nutrição para o diabético é muito problemática, pois foca no tratamento medicamentoso e ignora os estudos e evidências científicas mais atuais que tratam sobre hábitos que comprometem o tratamento. Segundo ele, o aspecto mais importante, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da doença é a alimentação.
"Pratica-se no Brasil uma alimentação de cinco décadas de atraso, com falta de orientação as pessoas sobre todos os aspectos que envolvem a saúde do diabético e pré-diabético. O tratamento de pacientes com diabetes não se trata apenas de prescrever medicamentos, mas também de uma educação alimentar e buscar ações preventivas. Muitos pacientes tem seus casos agravados por falta de informação, o que os leva a aumentar cada vez mais a dosagem das medicações e a sofrer de diversas complicações", destaca Dr. Patrick Rocha.
De acordo com a Associação de Diabetes Juvenil são cerca de um milhão de crianças diabéticas no Brasil, e provavelmente, o que já aponta para o risco de uma epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças. Até alguns anos atrás, crianças e adolescentes apresentavam apenas Diabetes tipo 1, e nos últimos anos cresceu consideravelmente o número de casos de crianças e adolescentes que apresentam os dois tipos de diabetes.
Segundo Dr.Rocha, os primeiros passos para quem deseja abandonar o consumo de trigo e não é diabético pode começar usando a tapioca (massa fina) no lugar do trigo. Mas o ideal é retirar tudo que houver trigo e focar nas gorduras saudáveis e proteínas de alto valor biológico (ovos, óleo de coco, carnes de animais que pastam, abacate, etc). "Os carboidratos fibrosos também são importantes para a saúde, como as hortaliças em geral. As omeletes recheadas de queijo, carne, brócolis e outros legumes são uma excelente opção", completa o médico.
Saiba mais: O médico Patrick Rocha (CRM-CE 8561) é palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição. Dr. Rocha é Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC) e autor dos treinamentos "Emagreça com o Dr Rocha" e "Programa Diabetes Controlada".Visite o site: www.drrocha.com.br
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.segs.com.br/saude/5874-consumo-excessivo-de-carboidratos-pode-estar-conectado-a-epidemia-de-diabetes-e-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla