Powered By Blogger

domingo, 3 de junho de 2018

BPSD: Sintomas Psicológicos Comportamentais nas Demências.

terceira idade com BPSD



  em Demências e Alzheimer  por 

Em 1996, na Conferência Internacional sobre Consenso dos Distúrbios do Comportamento na Demência, foi criado o termo BPSD. Os Sintomas Psicológicos e de Comportamento nas Demências (BPSD – Behavioural and Psychological Symptoms of Dementia), foi criado para se referir a um grupo heterogêneo de reações psicológicas, psiquiátricas e comportamentais anômalas que surgem em pacientes com demência.

Estima-se que 60% a 80% dos pacientes com demência apresentem BPSD.

As BPSDs podem ser agrupadas em três síndromes distintas:
  • Síndrome Psicótica: delírios e alucinações.
  • Síndrome Emocional: agitação, irritabilidade, depressão e ansiedade.
  • Síndrome Comportamental: euforia, desinibição, apatia e comportamento motor aberrante.
Atualmente, a Doença de Alzheimer é a doença demencial mais importante no mundo. É a principal causa de demência e um dos maiores desafios da área da saúde no século XXI. Em dezembro de 2013, o G8 (grupo dos 8 países mais relevantes economicamente no mundo) declarou que a meta de cura ou terapia modificadora da demência devem ser colocados como prioridade global até 2025.
Estima-se que 40 milhões de pessoas, a grande maioria com mais de 60 anos, têm demência no mundo. E este número tende a dobrar a cada 20 anos. A prevalência da demência aumenta de forma significativamente maior em países em desenvolvimento, como o Brasil, se comparada aos números da Europa Ocidental e Estados Unidos.
As principais características da BPSD são: agitação, psicose com delirios e/ou alucinações, depressão, apatia e transtornos do sono. Estes são os sintomas encontrados com maior freqüência, especialmente em pacientes com Doença de Alzheimer. Há evidências de que a psicose é um marcador para um maior comprometimento cognitivo. Acredita-se que seja um fenótipo da doença de Alzheimer de deterioração cognitiva mais acelerada.
Os sintomas neuro-psiquiátricos (BPSD) causam prejuízos à qualidade de vida do paciente e seu cuidador. Contribuem fortemente para a dependência funcional e institucionalização do idoso. Doentes com DA e psicose (DA + P) apresentam a mais emaranhados neurofibrilares no neocórtex. Apresentam um quadro pior de cognição desde do início da patologia quando comparamos com pacientes com DA mas sem psicose. Este pacientes experimentam um declínio cognitivo mais rápido e maior dependência do cuidador.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://idosos.com.br/bpsd/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla