Infecções urinárias (ITU) são muito comuns em pessoas com Alzheimer e podem se tornar recorrentes por diversos fatores associados à própria doença e ao envelhecimento. Entre os principais motivos estão:
- Higiene inadequada:
Com a progressão da doença, muitos pacientes perdem autonomia para cuidar da higiene íntima. Se não houver uma limpeza correta após urinar ou evacuar, há maior risco de contaminação por bactérias. - Incontinência urinária:
O uso prolongado de fraldas geriátricas, principalmente se não trocadas com frequência, cria um ambiente úmido e quente, favorecendo proliferação bacteriana. - Retenção urinária:
Alguns pacientes com Alzheimer têm dificuldade para esvaziar completamente a bexiga devido à alteração no controle neurológico da micção, aumentando o risco de infecção. - Baixa ingestão de líquidos:
Muitos idosos com Alzheimer passam a beber pouca água, seja por esquecimento, dificuldade de comunicação ou recusa. Isso concentra a urina, facilitando infecções. - Sistema imunológico mais frágil:
O envelhecimento reduz a resposta imune, tornando o organismo mais suscetível a infecções em geral, incluindo urinárias. - Dificuldade de relatar sintomas:
Pessoas com Alzheimer avançado muitas vezes não conseguem dizer que estão sentindo ardência ou dor ao urinar, levando a infecções não tratadas que se repetem ou complicam.









FONTE: https://www.facebook.com/groups/mentesedemencias/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla