Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”. Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso. Mas na verdade, o que leva à perda de peso é a restrição de calorias e não a de nutrientes ou alimentos específicos.
Sabemos que o consumo excessivo de açúcar eleva o valor energético (calorias) da alimentação e consequentemente leva ao ganho de peso e esse ganho de peso é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.
Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante. Não adianta cortar o açúcar ou alimentos muito gordurosos como pizza, hambúrguer e frituras, se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro, mesmo que alimentos importantes como arroz, feijão, carnes, frutas e castanhas.
Então, é possível incluir um pouco de açúcar na alimentação, desde que esta esteja equilibrada para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável). No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir o controle da glicemia.
Departarmento de Nutrição da Abeso: Renata Bressan
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://abeso.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla