A alimentação do seu filho é à prova do colesterol alto?
Por Ana Paula de Araujo Bolinhos doces industrializados aumentam o colesterol da criança? Dependendo de sua composição, contribuem Nota: A primeira coisa que os pais devem ler é o rótulo do bolinho. "A maioria dos produtos industrializados possui gordura vegetal hidrogenada na composição, é a chamada gordura trans. Este tipo de gordura, além de elevar o colesterol ruim (LDL), também reduz o colesterol bom (HDL)", afirma Andréia. A criança deve optar por leite integral ou desnatado?
O biscoito recheado pode ser um vilão do colesterol na criança?
Nota: O caso do biscoito recheado é o mesmo do bolinho industrializado: para ter certeza se será bom ou não para a criança, basta dar uma checada no rótulo. "Se o biscoito é rico em gordura saturada e trans, vai prejudicar a saúde da criança", afirma Renata.
Que tipo de sorvete a criança deve consumir?
Sorvetes à base de frutas
Nota: Para livrar os pequenos do colesterol alto, não é preciso cortar o sorvete do cardápio. Segundo Renata Safiotti, em geral, os sorvetes de massa possuem muita gordura saturada na composição. "A melhor escolha para as crianças é o sorvete de frutas à base de água", afirma o outro, mais cremoso, pode ficar reservado para ocasiões especiais, como a sobremesa de domingo.
Beber refrigerante favorece o aumento do colesterol infantil?
Não, o refrigerante não influencia nisso
Nota: O refrigerante não é uma bebida saudável, independente da faixa etária. Sem vitaminas (ao contrário dos sucos), com muito sódio e açúcar (na versão tradicional), ele não oferece benefícios à saúde. Mas nenhum desses fatores afeta o colesterol. "O refrigerante não aumenta o colesterol, pois não contém gordura em sua composição. A ingestão de refrigerante pode causar a elevação dos triglicérides, outro tipo de gordura do sangue que aumenta com a ingestão em excesso de carboidratos", explica Andréia.
A criança pode consumir os salgados da cantina da escola livremente?
Não, o consumo deve ser evitado de qualquer forma
Nota: Salgados, assados ou fritos, não são as opções de lanche mais saudáveis. "Os salgados têm gordura saturada em sua composição, e ela ajuda a aumentar o colesterol ruim em crianças e adultos", diz Renata. Por isso, o lanche deve ser composto por alimentos livres de gorduras saturadas, como frutas, iogurtes e barrinhas de cereais.
Qual o papel das fibras no controle do colesterol?
Elas diminuem o mau colesterol e aumentam o bom
Nota: As fibras agem dos dois lados, ou seja, diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom (HDL). Outra boa notícia é que alguns alimentos ricos em fibras também são ótimos para serem levados para a escola, como lanchinho. "As fibras podem fazer parte da alimentação das crianças: frutas com casca, verduras e legumes crus, arroz integral, aveia e linhaça são opções de consumo", afirma Renata Safiotti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla