A alimentação saudável é o ponto chave para o bom controle do diabetes em todas as fases da vida. O cuidado nutricional em Diabetes Mellitus deve focar metas individualizadas e realistas, onde o plano alimentar deve se basear nas necessidades nutricionais, estilo de vida, hábitos e práticas alimentares, considerando, a utilização de ferramentas que favoreçam a adesão a terapia prescrita, objetivando alcançar as modificações clínicas e metabólicas.
A avaliação e orientação prévia do profisssional Nutricionista especialista, aliada aos aplicativos de Nutrição disponíveis atualmente para celulares iphone, ipad e Android, são ferramentas que podem potencializar a continuidade do plano estabelecido, pois permitem :
• Acessar banco de dados contendo grupos de alimentos em uma tabela de equivalência nutricional que auxilia a substituição de alimentos
• Buscar informações nutricionais especificas para a Contagem de Carboidratos
• Registrar os alimentos consumidos e posterior consulta dos dados
• Simular as refeições antes do consumo para orientação das decisões
• Incluir informações nutricionais de novos alimentos, fornecidos pelo nutricionista
• Planejar refeições com alertas para horários
• Visualizar evolução do seguimento do plano alimentar prescrito e peso
• Acompanhar o consumo por grupos de alimentos, apontando as tendências a desequilíbrio
• Enviar dos registros para avaliação do profissional durante a consulta de Nutrição
Recentemente a revista científica Archives of Internal Medicine, publicou um estudo realizado com adultos obesos e com sobrepeso que foram acompanhados quinzenalmente por nutricionistas, psicólogos e médicos, mostrando que aqueles que utilizaram esta tecnologia tiveram resultados melhores logo no início do experimento e reduziram mais peso ao final de 12 meses.
No mundo atual, este tem sido um recurso cada vez mais utilizado, muitos desenvolvidos por profissionais da área da Nutrição e que beneficiam milhares de pessoas. Acredito na tecnologia a favor da saúde e provavelmente o sucesso dos aplicativos de Nutrição se deve ao reforço e estímulo contínuo proporcionado pela ferramenta, seja pela facilidade de poder levar consigo no dia a dia o plano prescrito pelo profissional, por facilitar a busca de alimentos, pelos alertas de horários, seja pelo estímulo da visualização dos gráficos evolutivos e permitir o envio do registro das informações ao profissional que podem ser trabalhados durante a consulta.
A princípio como tudo que é novo, pode haver alguma resistência por parte dos profissionais mas é importante ressaltar que a tecnologia não substitui a necessidade de contato direto com o profissional. Tem sido evidênciado pela ciência que para o sucesso da terapia nutricional, independente de qualquer que seja a necessidade, deve se basear no equilíbrio estabelecido a partir da adequada prescrição de macronutrientes e micronutrientes, de forma personalizada e se fundamentar nos objetivos do tratamento. Desta forma esta tecnologia, quando bem utilizada, pode estreitar a comunicação entre paciente e profissional e se tornar um aliado do tratamento. Seguem algumas sugestões de aplicativos para quem deseja iniciar a experiência: Dieta e Saúde, Avanutri , Nutrabem e Tecnonutri.
Gisele Rossi Goveia
Diretora da Preventa Consultoria e Ação em Saúde
Nutricionista Membro do Depto de Nutrição SBD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla