O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).
Para alguns tipos de câncer que não se disseminaram a distância, a radioterapia pode ser realizada sozinha ou junto com outros tratamentos, como a cirurgia, com objetivo curativo.
Se o câncer está disseminado, a radioterapia é administrada para aliviar sintomas como dor, hemorragia, dificuldade de deglutição, obstrução intestinal, compressão de vasos sanguíneos ou nervos pelo tumor e lesões provocadas aos ossos por metástases.
Existem diferentes tipos de tratamentos radioterápicos:
- Radioterapia Externa - A radioterapia externa ou radioterapia convencional consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de algumas semanas a meses. Este é o tipo de tratamento radioterápico mais comumente utilizado.
- Braquiterapia - A braquiterapia ou radioterapia interna, ao contrário da radioterapia que trata o órgão alvo com feixes de radiação externos (a longa distância), utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral.
Possíveis Efeitos Colaterais da Radioterapia
Os efeitos colaterais podem variar de paciente para paciente e dependem da dose de radiação e da região do corpo irradiada.
Efeitos colaterais gerais:
- Fadiga.
- Perda de apetite.
- Diminuição das contagens sanguíneas.
- Alterações na pele.
- Perda de cabelo.
Efeitos colaterais da região da cabeça e pescoço:
- Dor de garganta.
- Feridas na boca.
- Problemas de deglutição.
- Perda do paladar.
- Rouquidão.
- Boca seca.
Efeitos colaterais no tórax:
- Problemas de deglutição.
- Dor e irritação do esôfago.
- Irritação pulmonar.
- Falta de ar.
- Tosse.
Efeitos colaterais no abdome:
- Náuseas.
- Vômitos.
- Diarreia.
- Falta de apetite.
Efeitos colaterais na pelve:
- Irritação da bexiga.
- Dor ao urinar.
- Irritação do reto e ânus.
- Diarreia, sangramento e dor.
- Irritação vaginal e corrimento.
Muitos destes efeitos tendem a desaparecer dentro de algumas semanas após o término do tratamento. Quando a radioterapia é administrada simultaneamente com a quimioterapia, os efeitos colaterais podem ser mais intensos.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-radioterapico-do-cancer-de-sitio-primario-desconhecido/5051/680/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla