Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 31/10/2014 - Data de atualização: 03/07/2017
As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada de discussão do prognóstico de um paciente.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Não obstante, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitas são curadas.
Mas lembre-se, as taxas de sobrevida são estimativas e seu prognóstico pode variar com base em uma série de fatores específicos para você.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de mulheres que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de uma paciente. Existem uma série de limitações a serem lembradas:
Os números abaixo estão entre os mais atuais disponíveis. As taxas de sobrevida em 5 anos são calculadas com base nas pacientes tratadas pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, recentes melhorias terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para as pacientes que estão sendo agora diagnosticadas com câncer de colo do útero.
Estas estatísticas estão baseadas no momento do diagnóstico. Elas não se aplicam a casos de recidiva ou de disseminação da doença.
O prognóstico para mulheres com câncer de colo do útero varia com o estadiamento da doença, geralmente as taxas de sobrevida são mais altas para as mulheres com câncer em estágio inicial. Mas outros fatores também podem afetar o prognóstico de uma mulher, como sua idade, estado geral de saúde, e resposta da doença ao tratamento. O prognóstico para cada mulher é específico para suas circunstâncias.
Somente seu médico pode dizer se os números abaixo se aplicam ao seu caso.
As taxas de sobrevida abaixo são da 7ª edição do sistema de estadiamento da AJCC, publicadas em 2010, a partir de dados coletados no banco de dados do Instituto de Câncer Americano e estão baseadas em pacientes diagnosticadas entre 2000 e 2002. Os dados abaixo são os mais recentes disponíveis pelo sistema de estadiamento atual:
A taxa de sobrevida em 5 anos para mulheres com câncer de colo do útero estágio 0 é cerca de 93%.
Para câncer de colo do útero estágio IA a taxa de sobrevida em 5 anos é de aproximadamente 93%. Para o estágio IB é de cerca de 80%.
Para o câncer de colo do útero estágio IIA a taxa de sobrevida em 5 anos é de cerca de 63%. Para o estágio IIB é de 58%.
A taxa de sobrevida em 5 anos para o câncer de colo do útero estágio IIIA é de cerca de 35%. Para o estágio IIIB é de cerca de 32%
Para câncer de colo do útero estágio IVA a taxa de sobrevida em 5 anos é de cerca de 16%. Para o estágio IVB é de cerca de 15%. Ainda assim, muitas vezes existem opções de tratamento disponíveis para as mulheres nestes estágios.
Lembre-se, essas taxas de sobrevida são apenas estimativas, elas não podem prever o que acontecerá com cada paciente individualmente. Entendemos que essas estatísticas podem ser confusas e podem deixar você com muitas dúvidas. Converse com seu médico para compreender melhor sua situação específica.
Fonte: American Cancer Society (05/12/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br
#VocêNãoEstáSozinho #Oncoguia #Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #ColodoÚtero #CâncerdeColodoÚtero #Prevenção
#fatoresderisco # infecçãopelovírusdopapilomahumano(HPV)
#produtosquímicoscancerígenos #Tabagismo #Imunossupressão #vírusda imunodeficiênciahumana(HIV) #infecçãoporclamídia #dieta #adenocarcinomadocolouterino #Obesidade
#contraceptivosorais #pílulasanticoncepcionais
#dispositivointrauterino (DIU) #idade
#examedePapanicolaou #dietilestilbestrol(DES)
#condiçãohereditária #relaçãosexual #sangramentovaginalanormal # dor # ginecológico #oncologistaginecológico
#nóduloslinfáticos #colposcópio #cistoscopia #proctoscopia #Raios X #tomografiacomputadorizada
#ressonânciamagnética #urografiaintravenosa
#TomografiaporEmissãodePósitrons PET) # tratamento
#estadiamentodocâncer #cirurgia #radioterapia #quimioterapia
#terapiaalvo #carcinomainsitu #vagina #Histerectomia #Biópsia #traquelectomiaradical #Radioterapia #braquiterapia
#linfonodospélvicos #quimioterapia #terapiaalvo #recidiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla