
Como você mantém um açúcar no sangue estável? Bem, essa é a pergunta que todo mundo com diabetes tem se perguntado todos os dias.
A chave é considerar todas as áreas da vida. Diferentes aspectos da vida terão um impacto no açúcar no sangue de diferentes maneiras. Abordamos algumas áreas diferentes da vida em nossos outros posts. Por esse motivo, esta postagem no blog pode ser vista como uma espécie de blog Greatest Hits of the Hedia. Mova-se ao longo do Abba Gold , agora é a hora de colocar todo o seu amor na Hedia.
Prenda-se a uma lista de dicas que incluem um pouco da sabedoria antiga da Hedia, além de algumas dicas novas.
Como manter o açúcar no sangue estável: Melhores dicas
1) COMA CARBOIDRATOS “SAUDÁVEIS”
Quando se trata de uma vida saudável, grande parte dos conselhos para pessoas com diabetes é aplicável àquelas sem diabetes. É sempre mais seguro manter a comida saudável geralmente aceita.
Os carboidratos são amplamente convertidos em glicose. Isso torna os carboidratos centrais para a estabilidade do açúcar no sangue. Portanto, embora optar por alimentos geralmente saudáveis seja uma boa idéia, você também deve tentar pensar exatamente sobre o tipo de carboidrato necessário.
Quantos carboidratos você precisa depende de cada pessoa, mas muitos aconselham que cerca de 45% das calorias diárias devem ser carboidratos. Ao mesmo tempo, alguns estudos sugerem que uma dieta pobre em carboidratos pode ajudar com açúcar no sangue estável.
Quanto aos tipos de carboidratos: evite os carboidratos refinados encontrados nos alimentos processados, pois eles foram despojados de nutrientes e fibras. Isso leva ao próximo ponto…
2) COMA ALIMENTOS FIBROSOS
A fibra é o único carboidrato que não é decomposto em glicose e ajuda na digestão mais lenta. Isso significa que você deve ter menos picos diretamente após comer alimentos com fibras.
3) VERIFIQUE O QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO
Isso é quase desnecessário. Mas às vezes é fácil comer a segunda porção de comida sem pensar no que você está fazendo.
Manter o controle da comida é particularmente importante para saber como medicar e ver como essa comida o afetou. Naturalmente, recomendamos o diário de bordo da Hedia para esses fins. Além disso, o banco de dados de alimentos da Hedia torna ainda mais fácil encontrar que tipo de comida você comeu e quantos carboidratos continha.
4) EXERCÍCIO
Seus músculos precisam de glicose para se exercitar, o que significa que os níveis de glicose no sangue são reduzidos – mesmo sem insulina. O exercício também aumenta a sensibilidade à insulina. Obviamente, você também não quer ir muito para baixo (é por isso que é recomendável testar o açúcar no sangue durante o exercício).
Exercícios intensos – longos e curtos – podem liberar adrenalina, o que também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Portanto, verifique se há um equilíbrio; isso é algo a ter em mente quando se pensa em como manter o açúcar no sangue estável.
5) REDUZA O ESTRESSE
O estresse diminui a sensibilidade à insulina e geralmente aumenta os níveis de açúcar no sangue. Para mais detalhes e ideias sobre como reduzir o estresse, dê uma olhada em nosso blog sobre estresse e diabetes.
Ouvir mais o glorioso conjunto sueco Abba deve reduzir o estresse. Ou, se você é profano, talvez cortar a vida de Abba reduza o estresse.
6) LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS INFECÇÕES
Se você está doente e está se perguntando por que o açúcar no sangue está alto, não esqueça que as infecções afetam o açúcar no sangue.
De maneira semelhante a maneira como o corpo lida com o estresse, quando você está doente, o corpo libera hormônios para ajudar a combater essa infecção. No entanto, esses hormônios também aumentam o açúcar no sangue. Leia mais sobre Como lidar com o diabetes e a gripe.
7) TESTE O AÇÚCAR NO SANGUE REGULARMENTE
Esta é uma das melhores maneiras de saber como gerenciar o açúcar no sangue; é informação direta do seu corpo.
Verifique o açúcar no sangue para ver se você está em seus próprios níveis-alvo. Encontre alguns níveis-alvo gerais de açúcar no sangue depois de comer.
É particularmente importante testar em uma ocasião em que você sente que é mais provável que seu açúcar no sangue mude. Teste quando estiver doente. Teste antes, durante e após o exercício. Teste antes de comer e cerca de 2 horas depois.
8) REGISTRE OS RESULTADOS DE AÇÚCAR NO SANGUE
Anda de mãos dadas com os testes regulares e com o rastreamento da comida. Essas gravações fornecem uma visão de como o diabetes afeta você por um longo período de tempo. Isso lhe dará maior controle do seu açúcar no sangue. Também é uma informação útil para mostrar ao seu médico.
Isso será ainda mais fácil com a ajuda do diário de bordo da Hedia e com a função de obter seus resultados como um arquivo PDF para mostrar ao seu médico.
9) REDUZA A ADRENALINA DESNECESSÁRIA
Como você encontrará na leitura sobre estresse e diabetes, a adrenalina aumenta os níveis de açúcar no sangue. Três fontes comuns de aumento da adrenalina são cafeína, álcool e nicotina. Tente evitá-los.
10) BEBA COM RESPONSABILIDADE
O consumo reduzido de álcool é recomendado para qualquer pessoa. No entanto, beber ainda é permitido. Então, se você estiver bebendo, pense em como pode fazê-lo com responsabilidade.
O álcool pode diminuir e aumentar os níveis de açúcar no sangue. Leia Diabetes e álcool para obter nossas sugestões de como beber com diabetes e também ter uma ótima noite fora!
11) MANTENHA-SE HIDRATADO
Beba água com álcool, beba água com alimentos, beba água ao fazer qualquer coisa. Desidratação levará a um aumento de açúcar no sangue. Combata isso bebendo água para diluir a glicose.
Não existe um valor definido para o quanto beber: a Harvard Health recomenda 4-6 xícaras de água por dia, enquanto o NHS recomenda 6-8 copos ou 1,2 litros por dia. De qualquer forma, beba o suficiente para se sentir hidratado.
Ter água suficiente também fará você se sentir mais cheio. Essa é uma abordagem indireta de como manter o açúcar no sangue estável, pois ajudará no controle da dieta. Além disso, ao beber água, é menos provável que você tome bebidas açucaradas como refrigerante.
12) CONSIDERE O ÍNDICE GLICÊMICO.
Voltemos aos alimentos novamente: o índice glicêmico (IG) representa diferentes tipos de carboidratos e como eles afetam o açúcar no sangue. Quanto menor o IG, mais lentamente o alimento é digerido.
Isso significa que os alimentos com uma pontuação baixa no IG aumentam mais lentamente o açúcar no sangue. Obtenha maior estabilidade escolhendo esses alimentos. Um exemplo de alimentos com baixo IG é vegetais sem amido, como cebola, cenoura, brócolis, alho-poró e brotos. Se você quiser idéias de como preparar brotos e outros alimentos com baixo IG, dê uma olhada nas nossas receitas!
Isso não quer dizer que vegetais não ricos em amido devem ser evitados: basta encontrar um equilíbrio. Da mesma forma, não esqueça que os alimentos com baixo IG ainda contêm carboidratos. Portanto, embora os substitutos do açúcar refinado com escores IG mais baixos – como o mel – possam ser digeridos mais lentamente, eles ainda aumentam os níveis de açúcar no sangue.
13) TENHA CARBOIDRATOS PRONTOS
Se você tem diabetes dependente de insulina, esta será uma das primeiras coisas que você aprenderia. Mas nunca é agradável ficar com uma hipo e não há uma maneira pronta de lidar com isso. Então, aqui está um lembrete.
A “regra dos 15” é a maneira padrão de lidar com baixo nível de açúcar no sangue, mas a quantidade precisa de carboidratos que você precisa pode variar de pessoa para pessoa. É aqui que a Hedia é útil e fornece uma quantidade recomendada de carboidratos.
14) TENTE NÃO COMER DEMAIS QUANDO ESTIVER COM HIPOGLICEMIA
Ao usar insulina, você conhecerá a sensação: você começa a ficar tonto e trêmulo e de repente deseja engolir toda a comida .
Tente pensar na sua hipo como apenas momentânea. Ela será resolvida com carboidratos e não será melhorada se você escolher esse momento para entrar. É mais fácil falar do que fazer, mas isso não a torna menos verdadeira.
15) PLANEJE SUAS REFEIÇÕES
Ok, em um mundo ideal, todas as refeições seriam perfeitamente planejadas. Isso nem sempre é realista. No entanto, um pouco de premeditação talvez o impeça de pegar um bolinho de chocolate em vez de um café da manhã adequado enquanto corre para o trabalho.
O planejamento das refeições tem dois resultados desejados que levam ao açúcar no sangue estável. Primeiro, você precisa pensar mais sobre o que irá comer e, esperançosamente, escolher alimentos que facilitem o gerenciamento de açúcar no sangue.
Segundo, você não será pego de surpresa por refeições inesperadas de última hora, onde não tem tempo para considerar o impacto no açúcar no sangue.
16) COMA MENOS, PORÉM COM MAIS FREQUÊNCIA
Embora seja preferível ter uma refeição maior no início do dia, essa refeição ainda deve ser de tamanho razoável. Para manter o açúcar no sangue em um nível mais constante, é melhor ter refeições menores com lanches no meio.
Café da manhã, almoço e jantar são as clássicas “grandes” refeições. Aborde essas refeições de maneira diferente, fazendo com que os lanches façam parte dessa rotina. Basicamente: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar, lanche.
Isso evita colocar o corpo na tensão de repente ter que lidar com alto nível de açúcar no sangue após uma grande refeição.
17) EVITE PULAR REFEIÇÕES
Com a mesma lógica, pular refeições não fará nenhum favor ao seu açúcar no sangue. Não ter comida, seguida de uma refeição grande, aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue.
Se você precisar jejuar intencionalmente, é definitivamente melhor consultar um médico. Uma coisa importante a lembrar quando jejuar é quebrá-lo lentamente com pequenas porções de comida. Mas, caso contrário, mantenha um equilíbrio constante de refeições e defina as refeições.
18) ENCONTRE SEU EQUILÍBRIO
Para colocar esta lista em perspectiva: está tudo muito bem lendo sobre a maneira ideal de como manter o açúcar no sangue estável. Mas, gerenciar o açúcar no sangue também deve funcionar para você de maneira realista. Se você tem um tipo favorito de barra de chocolate, é claro que poderá comer isso.
Precisamos de nossos prazeres para que nossas rotinas funcionem. Equilíbrio é a chave de tudo; não exagere, mas talvez se permita essa barra de chocolate uma vez a cada duas semanas ou uma vez a cada sexta-feira à tarde. Além disso, se você tem diabetes dependente de insulina, deve poder comer o que deseja.
Encontre seu equilíbrio e você achará mais fácil gerenciar o açúcar no sangue como um todo, levando a um açúcar no sangue mais estável.
19) ENCONTRE SUAS PRÓPRIAS “MINAS TERRESTRES”
Você conhece seu próprio corpo melhor que o de qualquer outra pessoa. Tente escrever uma lista de ocasiões que você acha que faz com que seu açúcar no sangue fique sem graça. Dessa forma, você poderá estar melhor preparado no futuro para evitar essas ocasiões.
Ao escrever para o diaTribe, Adam Brown chamou essas ocasiões de “minas terrestres”. Ele escreveu sua própria lista de minas terrestres, o que pode lhe dar ainda mais idéias sobre como manter o açúcar no sangue estável.
20) DURMA
Depois de levar em consideração todos esses pontos, você merece um descanso merecido, Chiquitita. Certifique-se de ter as 8 horas completas para facilitar o gerenciamento de açúcar no sangue. Muito disso tem a ver com hormônios: saiba mais em nosso blog sobre diabetes e sono.
21) USE UMA CALCULADORA DE BOLUS
Não estaríamos aqui se não acreditássemos que a Hedia pode ajudar a manter o açúcar no sangue estável. Uma calculadora de bolus ajuda a obter injeções precisas de insulina, o que, por sua vez, dará mais controle sobre o açúcar no sangue.
Hedia é uma dessas calculadoras em bolus. Leia sobre isso em nosso blog, Como usar uma Calculadora Bolus. Obviamente, o Hedia Diabetes Assistant é muito mais do que apenas uma calculadora em bolus. Descubra o que mais ele faz na página da Hedia.
Ou, melhor ainda, tente você mesmo baixando-o do Google Play ou da App Store !
SUPER TROUPER
Se há pelo menos uma coisa que você pode tirar desta lista, é que não há uma resposta única para um açúcar no sangue estável.
De fato, o açúcar no sangue estável pode até não ser realista 24 horas por dia. Em vez de tentar dar conta de todas essas dicas, basta tê-las no fundo da sua mente ao longo do dia.
A consciência do que faz o açúcar no sangue se comportar de uma certa maneira nunca é uma coisa ruim de se ter. Você é um super encrenqueiro por lidar com tudo!
SOBRE O AUTOR
Hedia é um assistente de diabetes, ajudando você a controlar sua diabetes – enquanto a deixa ir. Em nosso blog, Hedia escreve sobre a vida com diabetes e dá conselhos que a Hedia experimentou como útil.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla