A prevenção do diabetes tipo 2 é um bom exemplo de ação específica que melhora o bem-estar e ajuda a reduzir os gastos públicos. Um projeto com foco na prevenção do diabetes tipo 2 está sendo planejado, com uma equipe de pesquisa liderada pela professora Janne Martikainen, da Universidade do Leste da Finlândia, encarregada de modelar seus benefícios sociais. Em 12 de março, a equipe publicou um relatório sobre a economia que as medidas preventivas poderiam gerar.
“O grupo de risco para diabetes tipo 2 (T2D) na Finlândia inclui 700.000 pessoas com idades entre 40 e 80 anos. Os custos totais sociais esperados associados ao T2D totalizam quase 9 bilhões de euros em valor atual. As intervenções no estilo de vida podem reduzir os custos totais em um, mesmo em dois bilhões de euros. Consequentemente, as medidas para prevenir o diabetes tipo 2 oferecem um potencial significativo de economia para o setor de saúde pública e para a economia nacional, sem mencionar melhorias na saúde e no bem-estar individuais”, afirma o professor Martikainen.
“O custo total esperado em nível individual é em média de 13.500 euros em valor presente, e o potencial de economia alcançável correspondente é entre 1.600 e 3.200 euros. Com base nos resultados das análises de sensibilidade, o investimento em intervenções no estilo de vida pode ser compensado em 3 a 12 anos, dependendo do custo e efetividade esperados da intervenção e do risco inicial de DM2 “, explica Martikainen.
Embora a economia social possa ser alcançada, visando a população em idade ativa com maior risco de desenvolver DM2, as intervenções no estilo de vida nas faixas etárias mais velhas geram anos de vida relativamente mais ajustados à qualidade no nível da população.
“Avançaremos com os preparativos do projeto de prevenção de DM com os municípios que manifestaram interesse. As medidas práticas estão programadas para começar em 2021. No momento, ainda temos espaço para alguns municípios ou regiões. Depois que o projeto provar sua eficácia em nos municípios pilotos, esperamos expandi-lo por toda a Finlândia “, diz Mika Pyykkö, diretora do Centro de Especialização em Investimentos de Impacto, descrevendo as próximas etapas do projeto.
O Centro de Especialização em Investimento de Impacto iniciou suas operações em janeiro de 2020. Faz parte da organização administrativa do Ministério de Assuntos Econômicos e Emprego, mas atende todo o setor público em áreas como o vínculo de impacto social.
Para aumentar o bem-estar e garantir o crescimento econômico , precisamos introduzir novas práticas e reunir receita tributária e capital privado, com foco na prevenção da ocorrência e escalada de vários problemas. O objetivo é criar projetos nos quais a receita tributária seja usada apenas para pagar pelos resultados desejados. O reembolso e o retorno sobre o capital investido dependem dos benefícios econômicos que as atividades em questão oferecem ao setor público.
Além de trabalhar em novos temas de projetos, o Centro continuará a preparação dos projetos do SIB lançados originalmente pelo Sitra. Um deles se concentra na prevenção do diabetes tipo 2.


Mais informações: Centro de Especialização em Investimentos de Impacto: tem.fi/vaikuttavuusinvestoimisen-osaamiskeskus