Powered By Blogger

domingo, 8 de março de 2020

Portal Guia 3ª Idade – Doença Renal na 3ª Idade


Veículo: Portal Guia 3ª Idade
Título: Doença renal na 3ª idade
Data da publicação: 19/08/2018



Hábitos de vida saudáveis evita comprometimento renal na 3ª idade A Doença Renal Crônica (DRC) é uma epidemia silenciosa que atinge aproximadamente 195 milhões de pessoas em todo o mundo. Com o aumento da expectativa de vida da população, vem crescendo também o número de idosos que desenvolvem o risco de doença renal. 

Esse percentual pode variar de 30% a 50% em pessoas com mais de 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. No Brasil, 10% têm mais de 65 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística). O Dr. Marcos Vieira, nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim – referência nacional em tratamento e transplante de rins – alerta que envelhecer é um processo natural, porém algumas condições favorecem o comprometimento dos rins. 

“Os principais problemas que atingem a saúde dos rins nos idosos são descontrole da diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Essas doenças levam à perda progressiva e irreversível das funções renais. Mas, também é preciso dizer que o rim envelhece, assim como nós. Por isso o acompanhamento médico regular em pessoas acima de 60 anos é fundamental”, explica Dr. Marcos Vieira. 

O médico explica que ao envelhecer a pessoa está mais propensa a desenvolver alguma doença renal, que pode evoluir para a Insuciência Renal Crônica (IRC), e até mesmo chegar a necessidade de tratamento de hemodiálise.




Doença renal na 3ª idade - Guia da 3a Idade http://www.guiada3aidade.com.br/doenca-renal-na-3a-idade/ 2/4 Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina podem prevenir essas doenças ou  Diagnóstico Para detectar a doença renal crônica, ele recomenda realizar periodicamente exames de sangue e de urina, e medir a pressão arterial, em especial entre a população de risco, como diabéticos, hipertensos, maiores de 65 anos, aqueles que tenham tido algum episódio cardiovascular, familiares de pacientes que sofrem dos rins, fumantes e pessoas sedentárias.

“Existem muitas possibilidades terapêuticas em pacientes com idade avançada, porém, é de extrema importância o diagnóstico precoce e medidas de prevenção para evitar o avanço da doença”, explica.

Rins Saudáveis na 3a Idade 

1. Beba água diariamente 

2. Mantenha o peso saudável 

3. Controle o diabetes 

4. Acompanhe a pressão arterial 

5. Evite o excesso de sal na alimentação 

6. Tenha uma alimentação equilibrada 

7. Pratique regularmente exercícios físicos 

9. Não fume 

10. Faça exames preventivos: urina e creatinina 

11. Consulte seu médico regularmente 

Fundação Pró-Rim – Referência nacional no tratamento e no transplante de rins é uma entidade lantrópica com 30 anos de atuação. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil. Pioneira nos transplantes renais em Santa Catarina, sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1500 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certicação internacional Qmentum e a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA – Nível 3). Recebeu o Prêmio Empreendedorismo Social pela Folha de S. Paulo e foi eleita pelo nono ano consecutivo pelo Guia Você SA como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. www.prorim.org.br


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.prorim.org.br/wp-content/uploads/sites/4/2018/09/Doença-renal-na-3ª-idade-Guia-da-3a-Idade_19082018.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla