Powered By Blogger

terça-feira, 27 de outubro de 2020

14/11– Dia Mundial do Diabetes:

Notícias


Hoje, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada pela International Diabetes Federation – IDF em parceria com a Organização Mundial de Saúde – OMS, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença.

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com o Endocrinologista Dr. Ricardo di Rienzo. Segundo o especialista, o Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

“A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia”, completa Rienzo.

A grande maioria dos casos desta doença estão divididos em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Tipo 2.


“O Diabetes Tipo 1 é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, beta levando a deficiência de insulina”, diz o Endocrinologista. Os principais sintomas são sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma.

“No Diabetes Tipo 2 está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90%). Nesses pacientes, a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. Isso vai levar a um aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais.

 Quando isso não é mais possível, surge o diabetes”, explica Rienzo.

Os sintomas – sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros – podem demorar vários anos até se apresentarem. Se não reconhecido e tratado a tempo, também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e coma.

A melhor forma de prevenção do Diabetes é adotar um estilo de vida saudável, com prática regular de atividade física e alimentação equilibrada. A consulta médica é sempre importante e os exames de rotina também ajudam a identificar o surgimento da doença.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.economus.com.br/14-de-novembro-dia-mundial-do-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla