Alimentação saudável e redução do consumo de álcool estão entre medidas preventivas que podem evitar 28% de casos da doença
Última modificação: 08/10/2020 | 11h32
Este ano, a principal ação do INCA no Outubro Rosa é a palestra virtual "Câncer de mama: o que toda mulher precisa saber". Ministrada pela sanitarista Mônica de Assis, da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede, a palestra vai esclarecer quais medidas devem ser tomadas por mulheres de todas as idades para prevenir o câncer de mama, quando elas devem procurar uma unidade de saúde para investigar alterações suspeitas na mama e a faixa etária indicada para se submeter a mamografia de rastreamento (indicada para mulheres sem sinais e sintomas da doença).
Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas.
A palestra será na próxima quarta-feira, dia 14, das 15h às 16h no canal do INCA no Youtube. O público poderá enviar perguntas pelo e-mail: webinar@inca.gov.br.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.inca.gov.br/noticias/divulgacao-de-estrategias-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-marcam-outubro-rosa-no-inca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla