30/11/2020 - 09h04
Nos primeiros dias da pandemia do novo coronavírus, ainda quando o mundo se organizava para lutar contra o novo vírus, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento das Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, publicou um documento com orientações sobre o cuidado das pessoas vivendo com HIV/aids no contexto da pandemia da covid-19. Preocupados com a circulação de pessoas nos serviços de saúde, uma das principais recomendações foi sobre a ampliação da dispensação da terapia antirretroviral para três meses.
Outro destaque foi na área de prevenção, com a PrEP. O governo orientou a dispensação para até quatro meses, considerando os estoques disponíveis nos estados.
Ativistas e pessoas que vivem com HIV ficaram inseguros com a continuidade da política de aids no país. O que mudou 9 meses depois? Há novas recomendações? Quantas pessoas vivendo com HIV no Brasil se infectaram com a covid-19? Quem tem HIV está no grupo prioritário para receber a vacina?
A Agência Aids convidou o diretor do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira para responder essas perguntas e conversar com a jornalista Roseli Tardelli sobre as expectativas, aprendizados e os novos desafios que se apresentam na live “Os desafios e ações do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis durante a pandemia: Dr. Gerson Pereira fala sobre sua gestão”, no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids, às 21h.
O convidado
30
Com 35 anos de carreira no serviço público, dois quais 15 anos dedicados ao Departamento, Gerson Pereira já ocupou diversas funções no Ministério da Saúde, dentre elas a de coordenador nacional do Programa de Controle da Hanseníase e de diretor substituto do antigo Departamento de Aids e Hepatites Virais.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, Gerson se especializou em Saúde Pública pelo Centro Universitário de Brasília e em Epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz. Possui Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, onde defendeu a tese: “Aids no Estado do Rio Grande do Sul: Aspectos Epidemiológicos e Sobrevida”.
Serviço:
LIVE: “Os desafios e ações do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis durante a pandemia: Dr. Gerson Pereira fala sobre sua gestão”
Quando: 1º de dezembro
Horário: 21h
Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:
TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)
YouTube: https://youtu.be/l1bSBTbaK7U
Facebook: http://ibit.ly/v0ZO
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://agenciaaids.com.br/noticia/live-de-1o-de-dezembro-agencia-aids-recebe-dr-gerson-pereira-para-falar-sobre-desafios-e-acoes-da-luta-contra-aids-em-tempos-de-covid-19/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla