ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 01/07/2020
- O diabetes gestacional está associado a vários resultados adversos da gravidez.
- Mulheres com diabetes gestacional apresentam alto risco subsequente de diabetes tipo 2, especialmente três a seis anos após o parto.
- A exposição à hiperglicemia no útero predispõe as crianças a um alto risco de ficarem com sobrepeso ou obesidade, associado ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
O diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma ameaça grave e negligenciada à saúde materno-infantil. Muitas mulheres com DMG apresentam complicações relacionadas à gravidez, incluindo hipertensão , bebês com grande peso ao nascer e trabalho de parto obstruído . Aproximadamente metade das mulheres com histórico de DMG desenvolve diabetes tipo 2 dentro de cinco a dez anos após o parto .
A prevalência de níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) na gravidez aumenta rapidamente com a idade e é mais elevada em mulheres com mais de 45 anos.
Em 2019 1 :
- Havia uma estimativa de 223 milhões de mulheres (20-79 anos) vivendo com diabetes. Este número está projetado para aumentar para 343 milhões até 2045.
- 20 milhões ou 16% dos nascidos vivos tiveram alguma forma de hiperglicemia durante a gravidez. Estima-se que 84% foram devidos ao diabetes gestacional.
- 1 em cada 6 nascimentos foi afetado por diabetes gestacional.
- A grande maioria dos casos de hiperglicemia durante a gravidez ocorreu em países de baixa e média renda , onde o acesso aos cuidados maternos costuma ser limitado.
É importante para mulheres com diabetes na gravidez ou DMG controlar e monitorar cuidadosamente seus níveis de glicose no sangue para reduzir o risco de resultados adversos na gravidez com o apoio de seu médico.
1. Federação Internacional de Diabetes. IDF Diabetes Atlas , 9ª ed. Bruxelas, Bélgica: Federação Internacional de Diabetes, 2019.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
International Diabetes Federation – IDF
https://worlddiabetesday.org/resources/wdd-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla