- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 11/09/2017 - Data de atualização: 11/09/2017
A maioria dos cânceres em adultos jovens não têm uma causa conhecida, por isso não é possível evitá-los. Mas existem algumas coisas que podem ser feitas para prevenir um câncer.
Limitando os fatores de risco ambientais e os relacionados ao estilo de vida
Ao contrário de muitos tipos de câncer em adultos, fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como o tabagismo, não é considerado um fator importante para cânceres em adultos jovens. Alguns fatores ambientais, como a exposição às radiações, têm sido associados com o aumento de risco de câncer em adultos jovens. Mas algumas exposições podem ser inevitáveis, como o tratamento radioterápico de uma criança ou adolescente com câncer.
Existem algumas ações que podem reduzir o risco de contrair determinados tipos de câncer, como:
- Não fumar.
- Manter um peso saudável e ser ativo.
- Limitar o tempo de exposição ao sol.
- Se você é sexualmente ativo, limite os parceiros sexuais e pratique sexo seguro, o que pode reduzir o risco de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Embora os fatores de risco ambientais e relacionados ao estilo de vida não tenham um grande efeito sobre o câncer em adultos jovens, a exposição a esses fatores de risco durante a adolescência pode aumentar o risco de uma pessoa ter câncer à medida que envelhece. É importante desenvolver e manter hábitos saudáveis no início da vida, como não fumar, manter um peso saudável, ser ativo e ter uma dieta equilibrada. Hábitos saudáveis podem diminuir o risco de muitos outros tipos de problemas de saúde posteriores.
Exames de Rastreamento
O rastreamento utiliza exames para diagnosticar doenças como o câncer em pessoas assintomáticas. O rastreamento para alguns tipos de câncer, como o câncer de colo do útero e câncer colorretal, pode diagnosticar alterações pré-cancerígenas, ou seja, antes que tenham a chance de se tornar câncer.
O risco de câncer de colo do útero aumenta nas mulheres entre 20 e 30 anos, dessa forma se recomenda o início dos exames de rastreamento a partir do inicio da atividade sexual.
O câncer colorretal é muito mais comum em adultos mais velhos, por isso não é recomendado o rastreamento de pessoas com risco baixo e médio até 50 anos. Mas para as pessoas que tem um risco aumentado, como aquelas com determinadas doenças hereditárias ou forte histórico familiar, o rastreamento pode ser indicado antes dos 50 anos de idade.
Vacinas para prevenção do câncer
Algumas vacinas podem reduzir o risco de uma pessoa ter câncer. Por exemplo, existem vacinas para prevenir a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), o grupo de vírus ligados ao câncer de colo do útero e alguns outros cânceres. Essas vacinas têm melhor efeito se forem administradas antes da pessoa se tornar sexualmente ativa.
Cirurgia preventiva
Raramente, as pessoas herdam alterações genéticas que possibilitarão que elas tenham determinados tipos de câncer ainda quando jovens. Nesses casos, algumas pessoas junto com seus médicos podem optar pela cirurgia para remover um órgão antes que o câncer tenha a chance de se desenvolver lá. No entanto, isto não é uma prática comum.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla