- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 17/04/2014 - Data de atualização: 16/07/2017
Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento. Alguns fatores podem ser decisivos na escolha do tipo de tratamento, como o estado geral de saúde, estadiamento da doença, localização exata da doença, idade do paciente, além de outras considerações pessoais. As principais opções de tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados.
Os pacientes diagnosticados com câncer de orofaringe com HPV podem ser tratados de forma diferente daqueles com câncer de orofaringe HPV negativo. Pesquisas recentes mostraram que os pacientes com tumores de orofaringe positivo para HPV têm um prognóstico melhor e podem fazer um tratamento menos intenso. Um estudo clínico em andamento está avaliando investigando esta questão.
Os tratamentos dos tumores da cabeça e pescoço serão tratados separadamente:
É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.
Fonte: National Cancer Institute (29/03/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/guia-detalhado/2920/122/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla