SOBRE O DIABETES
01. Devo questionar meu médico se tenho diabetes caso apresente sintomas ou tenha histórico da doença na família?
FATO
É sempre bom manter uma rotina de visitas ao médico e manter os exames clínicos em dia. Um exame de sangue, prescrito por um profissional de saúde, pode detectar alterações de açúcar no sangue.
02. Estou bem acima do peso, então eu provavelmente já tenho diabetes.
FAKE
Estar acima do peso é um fator de risco, mas não isoladamente. Não é certo que alguém pode desenvolve ro diabetes somente por isso. Vários fatores contam também, como por exemplo, o histórico familiar.
03. A insulina é um hormônio.
FATO
A insulina é um hormônio que age transportando a glicose do sangue (vinda da alimentação) para dentro da célula. A glicose serve como fonte de energia para o funcionamento do corpo.
04. Eu posso aplicar minha insulina em qualquer lugar do corpo
FAKE
É preciso sempre seguir as orientações médicas. Entre as melhores partes do corpo para a aplicação estão braços, coxas, abdômen e região glútea. Evite aplicar em cicatrizes e perto de articulações, nervos e circulação.
05. Se eu for diagnosticado com diabetes, terei que fazer algumas modificações na minha rotina.
FATO
Você deverá prestar mais atenção ao que come, quando come, fazer exercícios e seguir à risca as orientações médicas16 .
06. Se for diagnosticado com diabetes, terei necessariamente que tomar insulina.
FAKE
O diabetes tipo 2, por exemplo, aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar2.
07. Ao escolher meus alimentos, devo prestar atenção nas cores.
FATO
Alimentos de cor mais clara estão associados a carboidratos de ABSORÇÃO mais rápida e farão com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem e caiam rapidamente.
08. Fui diagnosticado com diabetes, portanto, vou correr para uma academia de ginástica.
FAKE
Você precisará ter uma rotina de exercícios, mas não precisa ser necessariamente em uma academia de ginástica. Tente sempre contar com a supervisão de um profissional 16 .
REFERÊNCIAS
1. Sociedade brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes 2. Sociedade Brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/insulina 3. Novo Nordisk, em https://www.novonordisk.com/about/insulin-100-years.html 4. Ministério da Saúde, PORTARIA No 08, DE 15 DE MARÇO de 2018 5. Schawartz et al.J Clin Res. 2007;10:1 6. Lee et al. Clin Ther. 2006;28(10):1712-25 7. Bohannon et al. Clin Ther. 2000;22(9):1049-67 8. Engström et al. Pract Diab Int. 1990;7(4):162-4. 9. Murray et al. Diabetic Med. 1988;5(8):750-4. 10. Coscelli et al. Diabetes Res Clin Pract. 1995;28(3):173-7. 11. Kadiri et al. Diabetes Res Clin Pract. 1998;41(1):15-23.12. Sociedade Brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/diagnostico-e-tratamento 13. Federação Internacional de Diabetes (IDF), em https://www.diabetesatlas.org/en/ 14. Sociedade Brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes 15. Sociedade Brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/insulina 16. Sociedade Brasileira de Diabetes em, https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/diagnostico-e-tratamento 17. Novo Nordisk, em https://www.diabeteswhatsnext.com/global/en/support/living-with-type-2-diabetes.html 18. Sociedade Brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/hipoglicemia 19. Sociedade Brasileira de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/hipoglicemia 20. Sociedade Brasileiras de Diabetes, em https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/fatores-de-risco 21. Lee et al. Clin Ther. 2006;28(10):1712-25)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.canetadasaude.com.br/Fato-ou-Fake.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla