Por Insulina na mala
20/04/2024
Se você curte viajar, mas já desanima quando pensa em planejar sua viagem, pode ficar tranquilo porque nesse post eu vou deixar um passo a passo bem detalhado do que você precisa fazer pra que fique tudo preparado, e sem erros.
Antes de tudo…
Pra gente começar do início de verdade, vou te contar que o planejamento da viagem começa lá atrás, quando você tem uma ideia dos lugares que deseja conhecer. Com a sua wish list (ou lista dos desejos), o primeiro passo vai ser consultar o preço do aéreo para esses destinos, já que ele representa um custo considerável no valor total gasto em uma viagem.
Primeiro passo concluído! Agora você tem uma referência do quanto custa em real, ou ainda melhor, em milhas, pra chegar e retornar desse destino. Essa referência vai servir para um outro momento que eu já vou retomar.
Vamos focar aqui nas milhas ok? E aí vem um outro passo necessário para planejar sua viagem: estar inscrito em algum programa de fidelidade (Smiles, TudoAzul, Latam Pass). Consulte os benefícios de cada um, regras de acúmulo, preço médio cobrado na compra de milhas e valores de resgate de trechos que te interessam.
Com o programa definido, você vai fazer sua adesão e acompanhar as datas que costumam acontecer as melhores promoções, como aniversário do programa, aniversário da companhia aérea e de grandes bancos, Black Friday, dia do consumidor, e deixar pra transferir os pontos do seu cartão em datas com transferência bonificada, como essas.
Assim, seus pontos viram mais milhas, você acumula mais rápido e o destino dos sonhos fica cada vez mais perto! Seja apenas para transferência de pontos ou para compra de milhas, sempre aproveite as melhores oportunidades!
E como não perder nenhuma delas?
Baixe aplicativos que notificam das ofertas de viagem (que podem incluir além de passagens, hospedagem, seguro saúde, aluguel de carros), assim você não perde tempo procurando em vários lugares, ou corre risco de ficar de fora. Eu uso o app do site Melhores Destinos.
LINK: 👇👇
https://www.melhoresdestinos.com.br/
Retomando a referência de valores que consultamos para cada destino que elegemos, chegando a data de alguma boa oportunidade para emissão do aéreo, consulte novamente os valores atuais – em milhas ou reais, e adquira sua passagem aérea.
Agora vai…
Com a passagem emitida agora sim temos um destino certo! É hora de partir para os próximos passos e começar a pensar na realização desse sonho, que está bem perto de acontecer! E te confesso que a partir desse momento, planejar sua viagem já vai te trazer ótimas sensações!
Nós gostamos de logo em seguida abrir um grupo no whatsapp com o nome do nosso destino. O grupo fica sendo um canal para colocarmos referências e sugestões, e com o passar do tempo vai ser o local onde estarão os arquivos digitais da viagem (como reservas e apólice de seguro). Isso vai facilitar o acesso ao que precisamos de documentação.
Além disso, criamos uma planilha no Google colocando uma aba só para o roteiro dia por dia, e uma outra aba, com dados de voos, traslados, passeios e hospedagem, com custo de cada um e detalhes sobre a forma de pagamento.
Nessa planilha você faz o acompanhamento dos custos, além de permitir o compartilhamento on-line com quem vai viajar com você, e também que editem o arquivo ao mesmo tempo. Assim, podem dividir as tarefas, e até programar uma vídeo chamada enquanto trabalham juntos.
Nesse arquivo também deixamos momentaneamente sites com dicas que gostamos para consultar posteriormente, informações da moeda local, aplicativos que precisamos baixar ou link para preenchimento de formulários necessários na data da viagem.
Um pouco de pesquisa…
Destino e período da viagem definidos, é hora de consultar as informações do local. Verifique as recomendações de localização para então pesquisar a hospedagem. Sugiro que após definida a região, use o filtro de melhores avaliações, respeitando o que você define como prioridade ou melhor relação custo x benefício. Sempre leio algumas avaliações antes de escolher onde irei ficar!
Já em relação ao período da sua viagem, alguns destinos oferecem experiências bem diferentes conforme a estação que você escolhe para visitar.
Essas informações podem trazer disponibilidade de passeios diferentes (a depender do clima à época da viagem ou período de baixa temporada – onde alguns podem não estar disponíveis), assim como datas de feriados locais que podem interferir no planejamento do roteiro , além de influenciar na sua mala de viagem.
Hora de definir o tipo de experiência que queremos ter no local conforme o destino que escolhemos. Para mim essa é a melhor parte de planejar a viagem! É nesse passo que entendemos melhor tudo que tem pra conhecer e as várias possibilidades para encaixar dentro dos dias que reservamos.
Esse passo do planejamento vai exigir que você faça pesquisas no google e passe um tempo visitando os blogs de viagem, buscando as melhores dicas de como aproveitar sua viagem e viver uma experiência completa.
Algumas pessoas preferem deixar essa etapa por conta de empresas que organizam roteiros, ou entram em contato com receptivos e contratam o que sempre é ofertado. Isso vai economizar seu tempo e, na primeira opção, vai representar um custo adicional a sua viagem. Além disso, você pode correr o risco de deixar de conhecer coisas legais das quais não terá informação.
Definindo o roteiro…
Vamos preencher os dias com as experiências que mais nos agradam e combinam com nosso objetivo de viagem, seja para turistar – conhecendo o que é mais procurado, ou para buscar uma experiência mais autêntica ao olhar dos locais. De uma forma ou de outra, tudo será válido!
Na fase de programação do roteiro, além de escolher os passeios que serão feitos dia a dia, você pode também colocar os restaurantes que deseja conhecer, assim como indicações do que experimentar no local – e aproveitar também uma experiência gastronômica.
Planejar sua viagem inclui ainda consultar sobre como é o deslocamento no seu destino (qual aplicativo é utilizado por lá, ou táxi – não recomendado em alguns lugares, pesquise antes). No caso de aplicativo já baixe e deixe seu cartão de crédito cadastrado, ou para táxi pode ser necessário ter a moeda local.
Não se esqueça de checar se os passeios contratados incluem transporte saindo e retornando à sua hospedagem! Veja também opções de contratação de traslado, principalmente no trecho entre aeroporto e hospedagem. Contratar antecipadamente pode poupar tempo, e até sair mais barato!
Check list final
Lembre de liberar seu cartão de crédito no caso de viagens internacionais, e também pesquisar se ele te dá acesso a sala vip, e outros benefícios! Não perca por falta de conhecimento hein?
Outro passo importante é contratar um seguro viagem para cobrir eventual necessidade de atendimento médico, no caso de viagens internacionais. Basta você informar o local, período da viagem e selecionar as coberturas para simular a contratação e adquirir conforme valores que você queira.
Também é importante que você planeje quanto de moeda irá precisar levar na sua viagem. Alguns destinos tem grande aceitação para pagamento em cartões, e hoje com as plataformas digitais multimoedas, como Wise, ficou muito fácil ter valor disponível para uso na função débito em várias moedas. Assim, você não paga iof (cobrado nos cartões de crédito), e nem precisa sair levando a moeda para todos os lugares.
Não se esqueça de adquirir também um chip com pacote de internet pra que você garanta sua conexão de onde estiver. Há opções de chip virtual, onde você não precisa remover o seu chip original, e consegue ativar o plano.
Verifique também as opções ofertadas por sua operadora de celular. Algumas costumam oferecer planos bem interessantes, inclusive vigentes pelo período de um ano, bom pra quem for fazer outras viagens.
Seguindo essas dicas, só irá faltar que você arrume a mala, separe a documentação necessária ( https://insulinanamala.com.br/guia-mala-perfeita-diabetes/) e os medicamentos – específicos para a viagem e aqueles de uso contínuo. Tem alguma dúvida sobre isso? Confere o post Guia da Mala Perfeita!
LINK👇👇👇
https://insulinanamala.com.br/guia-mala-perfeita-diabetes/
Sua viagem já começa aqui! Planejando com antecedência, você conseguirá fazer cada etapa com calma e deixar tudo do seu jeito! Aproveite e até a próxima!
FONTE: https://insulinanamala.com.br/guia-mala-perfeita-diabetes/
https://www.melhoresdestinos.com.br/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla