Powered By Blogger

sábado, 11 de janeiro de 2025

Nefrologia/ Urologia,>Urina com espuma: o que pode ser?

 Cuidados Pela Vida.

Por Dr. Gabriel Monte

6 de dezembro de 2024

A urina com espuma pode ser preocupante, mas saiba que nem sempre ela está associada a algum problema de saúde. É preciso avaliar outros fatores como cor, odor e concentração do líquido. Em entrevista ao Cuidados Pela Vida, o nefrologista Dr. Gabriel Monte explicou o que pode ser espuma na urina, qual é relação das proteínas com esse sintoma, e mais. Leia a seguir.

Nem sempre a espuma na urina é sintoma de doença

A espuma na urina pode surgir por conta de doenças que acometem o rim e causam a perda de proteína como diabetes, pressão alta, lúpus e glomerulopatias. Além disso, a infecção urinária também pode ser uma causa da urina espumosa. Esse problema se torna preocupante, ressalta o médico, se persistir por muitos dias.

No entanto, “A espuma na urina pode acontecer ocasionalmente em pessoas saudáveis. Isso acontece pela força do jato urinário, quantidade de água no vaso sanitário, presença de produtos de limpeza e após uma refeição rica em alimentos proteicos”, esclarece o Dr. Gabriel.

Nesses casos, normalmente a espuma fica pouco tempo no vaso. Para saber se é um indicativo de doença, é necessária a realização de exames urinários e de sangue.

Acúmulo de proteína é o principal motivo de urina com espuma

A proteinúria é a presença de proteínas na urina, e uma das principais causas da espuma nesse líquido. Normalmente, os rins filtram o sangue, retendo as proteínas essenciais para o organismo e eliminando os resíduos através da urina. Quando esses órgãos estão danificados ou sob estresse, essa barreira de filtragem pode ser comprometida, o que permite que proteínas se acumulem na urina.

Com o acúmulo de proteínas na urina, o líquido fica mais propenso a formar bolhas e espuma. A saber, quanto maior a quantidade de proteína, mais espessa e persistente será a espuma. É importante procurar um médico imediatamente se, além desse sintoma, você notar a presença de outros, como sangue, mau cheiro ou dor ao urinar. Febre, inchaço e também devem ser investigados.

A proteinúria pode ser um sintoma de outras doenças

Dentre os pacientes que apresentam doença com urina espumosa, a proteinúria é bem comum, afirma o médico. Essa mudança nos níveis do nutriente costuma acontecer por conta de algumas doenças, como “diabetes, pressão alta, doenças infecciosas e lúpus”.

Mas a proteinúria também pode sugerir doença renal, e acontecer devido a alguma outra inflamação ou lesão. Em geral, nos exames, um nível de proteinúria menor que 150 mg por dia é considerado normal. Já para níveis entre 150 mg e 1000 mg por dia, o caso deve ser analisado por um médico, segundo uma análise da Revista de Saúde Pública.

Urina com espuma pode ser gravidez?

É importante destacar que a urina com espuma não é um sinal claro de gravidez. “Mulheres grávidas podem ter espuma na urina como qualquer outra pessoa. Mas alguns estudos evidenciam que existe a chance de terem proteinúria maior do que da população em geral”, esclarece o médico. Por isso, toda suspeita precisa ser analisada por um profissional.

Exames simples podem ajudar na identificação das causas de urina com espuma

Segundo o profissional, em caso de suspeitas do problema, o primeiro passo é confirmar que a espuma é sinal de doença. Isso é feito “Com exame de análise urinária (conhecido como urina tipo 1 ou sumário de urina)”.

Até porque, dietas muito ricas em proteína podem causar urina espumosa ocasionalmente e esse pode ser um sinal frequente para quem bebe pouca água no dia a dia. “Isso acontece porque o líquido fica concentrado, ao aumentar a proporção de elementos como proteína em relação ao volume total de água”, esclarece o Dr. Gabriel.

A partir dos resultados do exame de análise urinária, o médico pode solicitar exames complementares, como a dosagem da proteinúria e a creatinina. Esses parâmetros servem para indicar como está a função renal e a causa de proteína na urina.

Assim, o tratamento varia bastante de acordo com o problema identificado. Como ressaltamos, a urina espumosa pode ser consequência de algumas condições de saúde. Assim, quando essas são tratadas, o sintoma tende a desaparecer. Se for uma questão relacionada à alimentação ou à baixa ingestão de água, mudanças na dieta e nos hábitos de vida podem ser feitas

 

 

 

 

FONTE : https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/urina-com-espuma-o-que-pode-ser


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla