31 de março de 2023
A dor ao urinar, também conhecida como disúria, pode ser um sintoma angustiante que requer atenção médica. Esse desconforto pode variar desde uma leve sensação de queimação até uma dor intensa e pode ser acompanhada por outros sintomas, como pausas frequentes para urinar, urina turva ou sangue na urina. Para esclarecer suas dúvidas sobre a disúria, o Cuidados Pela Vida entrevistou o nefrologista Dr. Daniel Drumond. Confira!
Sentir dor ao urinar pode ser algo sério? O que pode causar esse sintoma?
Diversas patologias podem causar dor ao fazer xixi. A cistite aguda, ou infecção do trato urinário, costuma ser a mais comum entre as mulheres. Mas existem outras doenças cuja disúria pode estar relacionada, como:
– Uretrite (inflamação da uretra);
– vulvovaginite (inflamação da vagina e da vulva);
– prostatite (inflamação da próstata).
“Durante a consulta médica, através da anamnese, exame físico e exames complementares, o médico faz o diagnóstico e o tratamento adequado para cada caso.” Afirma Doutor Daniel.
De que problemas trata o Nefrologista?
A especialidade médica da Nefrologia dedica-se ao estudo e tratamento das doenças relacionadas ao sistema urinário, com ênfase nas condições que afetam os rins. Esse campo médico, abrange o diagnóstico e tratamento clínico de diversas patologias, como hipertensão arterial, infecções do trato urinário, cálculos renais (pedras no rim), doenças renais císticas e glomerulopatias, como as nefrites. Além disso, a Nefrologia é responsável pelo tratamento de injúria renal aguda e doença renal crônica, incluindo a Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal.
Além da dor ao urinar, quais são os outros sinais de alerta para procurar um nefrologista?
Além da dor ao fazer xixi, o Drº Daniel alerta para outros sintomas que servem como sinal de alerta para se procurar um nefrologista. Veja abaixo:
– Edema (inchaço);
– urina espumosa;
– hematúria (sangramento na urina);
– descontrole da pressão arterial;
– dor nas costas (região lombar unilateral, tipo cólica).
Além desses, o especialista também cita a doença renal crônica (DRC) – uma condição silenciosa com sintomas que se manifestam somente quando chega ao seu estágio mais avançado. “Por isso, é tão importante procurar um nefrologista para uma avaliação anual de rotina, especialmente para aqueles pacientes que apresentam fatores de risco para a doença, tais como: idade acima de 40 anos, hipertensão, diabetes, obesidade, histórico familiar de DRC e tabagismo”, esclareceu.
Quais cuidados todo mundo precisa tomar para evitar dores e outros problemas ao urinar?
A dor ao urinar pode ser prevenida com algumas medidas importantes, porém muito simples de aplicar na rotina. Procure hidratar-se com frequência; não “segure” o xixi por muito tempo; use preservativos, mantenha a higiene adequada e lembre-se de urinar após relações sexuais. No caso de mulheres, mantenha as consultas regulares ao ginecologista
Por fim, o tratamento das condições predisponentes que aumentam o risco de infecção urinária é fundamental. Isso inclui controlar de maneira adequada o diabetes, tratar cálculos renais, resolver problemas de constipação intestinal, corrigir alterações anatômicas na via urinária, entre outras medidas.
FONTE : https://cuidadospelavida.com.br/blog/post
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla